Notícias de MaricáPolítica

TRE-RJ convoca maricaenses para recadastramento biométrico

Maricá está entre as cidades aptas a realizar o recadastramento biométrico. Desde o início de abril, os eleitores maricaenses são convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) para comparecer ao cartório eleitoral da cidade, localizado na Avenida Roberto Silveira, 524-a, lojas 2 e 3, Flamengo. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Os eleitores devem portar documento de identidade original e dentro da validade e comprovante de residência atual. No caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de documento que comprove a mudança dos dados, como certidão de casamento ou sentença judicial. Os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem levar também o comprovante de quitação militar.

Vale destacar que o recadastramento biométrico pode ser realizado também por eleitores cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.

Tecnologia

O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao cartório eleitoral, o eleitor terá os seguintes dados coletados: assinatura, fotografia e impressões digitais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo