Notícias de Maricá

Maricá: Esgoto pode ter causado mortandade em lagoa

Um grande número de peixes mortos apareceram na Lagoa do Marine, no bairro de São José de Imbassaí, em Maricá. Os moradores alertaram que além dos animais havia uma espuma branca na orla e muita sujeira, como redes de pesca e plásticos. Essa não é a primeira vez que ocorre grande mortandade de peixes nas lagoas  de Maricá. No dia 24 dezembro de 2015  a área também amanheceu com um cardume às margens da Lagoa de Jacaroá. Os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) encontraram peixes das espécies savelha e sardinha “boca-torta”, os peixes encontravam-se em estado avançado de decomposição.

Na manhã de ontem, equipes da Secretaria Municipal Adjunta de Obras começaram a recolher os peixes mortos que se acumulam especialmente na orla de Amendoeiras. Ainda não há um cálculo do volume de peixes a serem recolhidos, mas o objetivo da secretaria é o de retirar tudo o mais rápido possível.

Ainda na manhã desta quinta-feira equipes do Instituto Estadual do Ambiente, acionado pelo secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Motta, estiveram em vários pontos das lagoas para a coleta de amostras de água necessárias para a definição das causas dessa nova mortandade. De acordo com análises de ocorrências anteriores, o fenômeno tem relação com a baixa oxigenação da água, o calor e o aumento expressivo da população da cidade, que se reflete em um volume maior de esgoto lançado clandestinamente nas lagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo