ItaboraíNotícias de MaricáNotícias de NiteróiNotícias de São Gonçalo

Maricá, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí fazem força-tarefa contra o Aedes aegypti

A proliferação do Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus da Zika, dengue e chikungunya, tem provocado a mobilização das autoridades de saúde em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. E os municípios já iniciaram uma força-tarefa para evitar a proliferação das larvas do mosquito. Apesar de todos os esforços nas esferas públicas, a participação de cada cidadão é muito importante para a solução do problema.

O verão, é período de maior risco por conta do calor e das chuvas, a secretaria municipal de Saúde de Niterói informou por meio de nota que os agentes de endemias e as unidades locais de saúde fazem ações conjuntas nos bairros com maiores índices do mosquito.

Para isso, Niterói conta com a parceria da Companhia de Limpeza Urbana (Clin), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), da Defesa Civil, da Secretaria de Ordem Pública, entre outros órgãos municipais.

Maricá – A Prefeitura de Maricá informou que para evitar que o mosquito prolifere são realizadas vistorias regularmente, além de ações de conscientização em escolas do município, praças, bairros e a campanha ‘Dez minutos salvam vidas’. Se as equipes da Vigilância Epidemiológica identificarem um local fechado com focos possíveis, o proprietário é notificado imediatamente para que tome as providências necessárias, e multado em caso de não cumprimento. As denúncias de locais com focos do mosquito podem ser encaminhadas para o Disque Dengue 2637-0091.

São Gonçalo – No município, a população pode denunciar focos do mosquito Aedes aegypti através da Ouvidoria da saúde que atende no número (21) 3856-7759. Em breve será disponibilizada mais uma forma de denúncia através do Aplicativo da secretaria Municipal de Saúde.

Itaboraí – O município de Itaboraí também realiza desde janeiro uma força-tarefa formada por 250 agentes comunitários de saúde e 118 agentes de endemias. Eles vêm percorrendo os imóveis de Itaboraí. Contudo, os moradores que desejam denunciar os focos do mosquito transmissor da dengue devem ligar para o número (21) 2639-8176. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira entre 8h e 17h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo