25 C
Maricá
quarta-feira, dezembro 7, 2022

Maricá: Circuito Ecológico promove passeio inédito sábado no Morro da Peça, em Itaipuaçu

No domingo (19/06), a atividade acontece no Vale São Francisco, no Espraiado. Inscrições são gratuitas e feitas até sexta-feira na Secretaria Adjunta de Turismo

O Circuito Ecológico de Maricá, projeto da Secretaria Adjunta de Turismo, incluiu mais uma trilha no roteiro municipal. Neste sábado (18/06), acompanhados de guias turísticos, os participantes irão conhecer o Morro da Peça, em Itaipuaçu. Localizado no início da Avenida do Canal da Costa e próximo à praia, o local proporciona aos visitantes uma visão de 360º de toda orla do distrito, das Ilhas Maricás e da Pedra do Elefante. A caminhada é considerada leve com uma hora de duração. O ponto de encontro será em frente à Capela de Nossa Senhora Aparecida, no início da Avenida do Canal da Costa, às 9h.

Já no domingo (19), o passeio acontece no Vale São Francisco, no Espraiado. A caminhada é considerada de nível médio, com três horas de duração (ida e volta), e iniciada na Área de Relevante Interesse Ecológico, passando por córregos e riachos, até o ponto mais alto, a 600 metros de altitude, onde os participantes terão uma vista privilegiada das serras e de espécies da Mata Atlântica. No mirante, o grupo fará o plantio de uma muda de pau-brasil (Caesalpinia echinata). A atividade também inclui um almoço de confraternização. “É opcional e custa R$ 20”, informa Márcia Freitas, guia turística que acompanhará os visitantes. O ponto de encontro será em frente ao Sítio do Riacho, no Espraiado, às 9h – para quem for de transporte público sairá um ônibus às 8h20 da Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro.

As inscrições são gratuitas e feitas na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (17/06), das 8h às 17h ou pelo telefone 3731-5094. Os interessados preenchem um formulário com um documento de identificação e endereço, além de um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para cardíacos. A orientação da secretaria é que os visitantes usem roupas leves, chapéu, tênis, além de levar água (2 litros, no mínimo) e lanches.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu mais de 150 passeios em 16 circuitos ecológicos nos quatro distritos da cidade.

Acompanhe-nos no Google Notícias

Sem boatos, sem fofocas, apenas notícias relevantes para você ficar bem informado.

spot_img
spot_img
spot_img