Notícias de Maricá

Maricá: Circuito Ecológico nas Grutas do Spar e no Caminho de Darwin

A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo definiu as duas próximas trilhas do Circuito Ecológico de Maricá, projeto realizado desde 2013 na cidade. No sábado (02/07), os visitantes farão a caminhada, com quatro horas de duração (ida e volta) pela estrada da Serra do Calaboca até o cume, com 393 metros de altitude, de onde se tem uma visão dos municípios de Maricá, São Gonçalo, Rio de Janeiro e da Baia de Guanabara, e depois seguirão até as Grutas do Spar. Já no domingo (03/07), a atividade ecológica acontece no Caminho de Darwin, em Itaipuaçu, pela famosa estrada onde o naturalista inglês passou em 1832, quando pesquisou a biodiversidade da região para incluir em seu livro sobre a Teoria da Evolução das Espécies. Esse passeio é considerado leve com duas horas de duração.

As inscrições são gratuitas e feitas na sede da secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (01/07), das 8h às 17h ou pelo telefone 3731-5094. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para cardíacos.

No sábado, o ponto de encontro será em frente à fábrica da Itaipava, às 8h, na subida da Serra do Calaboca (rodovia RJ-106, sentido Niterói). Para esta atividade, a secretaria orienta os participantes a não irem de carro, já que não retornarão para o local de início. É importante também que cada um leve uma lanterna. Já no domingo, o grupo se encontrará na Avenida Itaocaia Valley, em frente à Fazenda Itaocaia, às 9h. É aconselhável que os participantes usem roupas leves, calçado apropriado, calça comprida (trilha de sábado) e chapéu, além de levar água (2 litros no mínimo), lanche, protetor solar, repelente e máquina fotográfica.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu mais de 150 passeios em 17 circuitos ecológicos nos quatro distritos da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo