Notícias de MaricáPublieditorial

Fazenda São Bento da Lagoa: resgate dos valores históricos de Zacarias

Relatos contam que Zacarias está desde o começo do século XIX na localidade. Durante sua história, a comunidade chegou a ser uma das maiores produtoras de pescado do Estado. Com o tempo, a lagoa perdeu a vitalidade de pesca, sobretudo por causa da contaminação por esgoto e do fechamento de sua ligação com o mar. Os moradores enfrentam ainda o avanço das ocupações irregulares e uma possível favelização ou descaracterização de Zacarias. A IDB Brasil, responsável pela implantação da Fazenda São Bento da Lagoa, desenhou um projeto que prioriza, dentro de Zacarias, o resgate da pesca artesanal.

Veja abaixo alguns fatos sobre a comunidade e o que a IDB Brasil pretende fazer para manter o que Zacarias tem de mais valioso: sua história, seus valores e sua identidade:

1- Valor histórico

O livro “Gente das Areias” descreve a pesca na comunidade em Zacarias como “Uma espécie de espinha dorsal do seu modo de vida”

2 – A pesca ainda resiste

Ainda que parte dos moradores da comunidade tenha saído da atividade pesqueira para buscar emprego em outros serviços, a pesca resiste como um importante símbolo local.

Captura de Tela 2016 12 21 às 12.36.52

3 – Identidade

Os pescadores ajudam a caracterizar a comunidade, criando uma identidade de relação entre o homem e o ambiente.

4 – Tradição de pai para filho

A cultura da pesca sempre foi passada de pai para filho, mas, com todas as alterações ambientais dos últimos anos, a atividade não tem gerado interesse nos mais jovens.

5 – Mais peixes

A Fazenda São Bento da Lagoa vai desenvolver ações de âmbito científico, como o repovoamento de peixes.

Captura de Tela 2016 12 21 às 12.38.07

6 – Incentivo à cultura local

Investimentos em infraestrutura de pesca para a comunidade e a construção da “Casa do Pescador Artesanal”, centro de referência da cultura local.

7 – Revitalização

A comunidade terá um plano consistente de revitalização de sua área e de integração total ao empreendimento.

8 – Título de propriedade

Todos os moradores ganharão título de propriedade, e a comunidade será beneficiada por asfaltamento, iluminação e tratamento de esgoto com transformação do efluente em água de reuso, entre outras ações.

Captura de Tela 2016 12 21 às 12.38.35

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo