Notícias de Maricá

Maricá: Oito Macacos foram encontrados mortos na Serra da Tiririca em Itaipuaçu

É Boato: A direção do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) na tarde desta sexta-feira (17), desmentiu a matéria publicada pelo Jornal O Globo dizendo que oito macacos foram encontrados mortos em Itaipuaçu.

Oito macacos mortos foram encontrados em Itaipuaçu na semana passada, segundo a administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói. A informação acaba de ser divulgada pela Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara, em comunicado oficial, aos moradores da região. Macacos, como se sabe, não transmitem o vírus. Mas são hospedeiros do vírus.

Segundo declarações do infectologista Aloísio Falqueto, para o site “G1”, há duas formas de transmissão de febre amarela: silvestre e urbana:
– Na silvestre, a infecção é entre macacos e mosquitos silvestres, que só vivem na floresta. Se uma pessoa entra na floresta, é picada por esse mosquito e vai infectada com o vírus para a cidade, o Aedes aegypti pica essa pessoa e retransmite a doença para outras. Isso caracteriza a febre amarela urbana.

Matéria: ANA CLÁUDIA GUIMARÃES / O Globo

Atualização**

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo