Notícias de Maricá

Alunos do Projeto ‘Onda Certa’ participam de soltura de tartaruga na Barra de Maricá

A garotada do projeto “Onda Certa”, realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil comemorou a soltura de uma tartaruga verde realizada na praia da Barra de Maricá na manhã desta quarta-feira (18/07). A turma acompanhou o trabalho dos especialistas de perto.

O animal, que foi resgatado em Ponta Negra pela CTA, uma empresa de consultoria ambiental há quatro meses, passou por procedimentos veterinários e recebeu alimentação para combater um quadro de anemia. “Um dos objetivos do projeto Onda Certa é justamente este, poder ir além do aperfeiçoamento da natação e explicar para as crianças tudo o que envolve e faz funcionar o ambiente marinho. O intuito é poder mostrar que é possível a reabilitação e a soltura de animais que foram prejudicados pela poluição, e fazer com que se sintam responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente. Daqui para frente, estas crianças vão adotar uma postura diferente quando vierem à praia”, explicou o coordenador de Salvamento Marítimo da Defesa Civil de Maricá, major Gilvane Dias.

O pequeno Nicolas Costa, de sete anos, falou sobre a experiência depois de ver o animal mergulhando e indo embora livre e saudável. “Aprendi a não jogar lixo na praia porque ele mata os animais”, destacou o aluno do projeto, que teve a importância do ato reforçada pelo irmão gêmeo. “Vou tomar conta para todo mundo jogar o lixo na lixeira”, disse Victor. Mãe dos gêmeos, a moradora de São Gonçalo, Aline Costa, elogiou a iniciativa. “Venho todos os dias de São Gonçalo para cá, porque entendo a importância do conhecimento que eles estão adquirindo aqui. O Onda Certa é uma iniciativa muito bacana, que tem ensinado as crianças a respeitar a natureza. Isto vai além dos cuidados no mar, envolve respeito e disciplina”, afirmou Aline.

Iniciado na orla de Ponta Negra (Rua 90) durante o verão, o Projeto Onda Certa está agora na Barra de Maricá (Rua 04) com a edição de inverno. “Durante duas semanas estaremos na praia da Barra, sempre de 8h30 às 12h. Tivemos muito sucesso nas inscrições desta edição e estamos atendendo cerca de 60 jovens, entre oito e 17 anos”, finalizou o major Dias. Ao término do curso, no dia 27 de julho, todos vão ganhar medalhas e os três melhores de cada categoria (8 a 11 anos; 12 a 14 e 15 a 17 anos) ganharão um brinde especial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo