Notícias de Maricá

Maricá: Paróquia de Nossa Senhora do Amparo inaugura museu de arte sacra

Com diversas obras de extrema relevância cultural e histórica para o município, a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo inaugurou há poucos dias o Museu de Arte Sacra, localizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá.

O ‘Matriz Museu’ nome dado ao Museu da Paróquia é uma inspiração do Pároco, Cônego Joaquim Antônio de Carvalho Batalha, que ao concluir as obras de Restauração da Matriz, com o Prof. Adail Bento da Costa, relatou no Livro de Tombo que a Igreja deveria ser chamada de “Matriz Museu” pelo belo trabalho concluído de restauração, pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo conter em seu patrimônio artístico as mais diferentes belezas da Arte Cristã, tanto na Arquitetura, quando no Acervo Sacro.

Após longos anos de pesquisa e depois de conseguir reunir o pouco do que sobrou dos tesouros da Igreja Matriz, que ou se perderam pela ação do tempo ou pela pouca formação humana, estão hoje, preservados para que a as futuras gerações de Maricá possam contemplar a beleza do passado e se inspirar no presente, para poder modificar o seu futuro, com a esperança de que o nosso passado pode muito dizer quem nós somos e quem nós podemos também ser.

O Acervo do Museu traz uma Peregrinação de Fé desde a passagem de São José de Anchieta, ao realizar na Lagoa de Maricá A Pesca Milagrosa; a criação da Fazenda de São Bento, marcando o desenvolvimento dessas terras Maricaenses; o surgimento da Freguesia de Nossa Senhora do Amparo, a coragem do 3° Pároco de Maricá, Pe. Vicente Ferreira Noronha, que deu origem ao assentamento da Cidade de Maricá, com a construção da Nova Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, que desenrolou com a criação da Vila de Santa Maria de Maricá; sem falar do lindo testemunho daquele que nos inspirou para a criação desse Museu de Arte Sacra, o Cônego Joaquim Antônio de Carvalho Batalha, o Padre Batalha, que reuniu as mais belas obras de Arte Sacra na Igreja Matriz , a sua menina dos olhos de ouro.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo