Maricá: Monumento de Zé Pilintra pode virar patrimônio cultural de Maricá
A vereadora de Maricá, Kelly Bernardos (PT), apresentou o Projeto de Lei nº 161/2025, que declara como patrimônio cultural material do município o monumento da entidade Zé Pilintra, localizado em Itaipuaçu. A proposta busca valorizar manifestações religiosas de matriz afro-brasileira e preservar a história e a cultura presentes nos bairros da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
Essa é o maior monumento dedicado a Zé Pilintra no mundo. A escultura supera, inclusive, o conhecido monumento instalado sob os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, que possui cerca de 1,80 metros de altura. Embora as dimensões exatas da nova imagem ainda não tenham sido oficialmente divulgadas, ela já é considerada a maior representação ao ar livre do icônico malandro de chapéu branco e terno vermelho e branco, símbolo da Umbanda e de outras tradições afro-brasileiras.
A proposta da vereadora será colocada em votação em plenário durante sessão ordinária, ainda sem data definida e, caso seja aprovada, deverá ser sancionada pelo prefeito da cidade, Washington Quaquá (PT) para passar a vigorar.
Caso seja aprovado, o monumento deverá ser preservado e protegido pelo poder público e pela comunidade.