Notícias de Maricá

Maricá: “Minha Casa, Minha Vida” de Itaipuaçu ganha chuveiros que economizam energia

A concessionária Enel informou que concluiu esta semana projeto de eficiência energética que instalou 500 chuveiros elétricos eficientes no Condomínio Residencial Carlos Mariguella, do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em itaipuaçu.

Segundo a empresa, os equipamentos reduzirão em cerca de 50% o consumo de energia referente ao chuveiro elétrico dos clientes beneficiados e contribuirão também para a economia de água.

A Enel disse ainda que investiu cerca de R$ 785 mil no projeto, por meio do Programa de Eficiência Energética da companhia. A iniciativa também incluiu a substituição de 5 mil lâmpadas das residências por lâmpadas eficientes de LED, que consomem menos energia.

Os chuveiros elétricos eficientes contam com um trocador de calor, que permite que a água que será utilizada no banho chegue pré-aquecida ao chuveiro.

“É importante deixar claro que não se trata de um reaproveitamento da água: o sistema instalado nas casas conta com uma espécie de tapete, por onde passa a água limpa antes de chegar ao chuveiro. Dessa forma, a água quente que cai no chão, durante o banho, aquece a água limpa que ainda será usada, diminuindo a energia necessária para tornar o banho quente”, explicou o responsável pelo projeto da Enel, Odailton Arruda.

O sistema também conta com um regulador de temperatura que é instalado no chuveiro. Assim, ao invés de abrir mais o chuveiro para diminuir a temperatura da água, o ajuste é feito diretamente pelo regulador. A medida possibilita uma economia de cerca de 15 mil litros de água por ano por residência, levando em conta uma residência de quatro pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo