Notícias de MaricáNotícias do EstadoPolítica

Governador eleito Wilson Witzel anuncia titulares de mais 7 pastas do futuro Governo

Secretarias de Estado da Casa Civil e de Trabalho e Renda se transformarão, respectivamente, em ‘Secretaria de Governança’ e ‘Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda’

Rio (13/11) – O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), escolheu mais sete novos titulares de pastas que irão compor a estrutura do futuro Governo do Estado. A Secretaria da Casa Civil será transformada em Secretaria de Estado de Governança, cujo secretário será o atual coordenador-geral da transição, José Luís Cardoso Zamith; a pasta do Trabalho e Renda passa a se chamar Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, e será comandada pelo advogado Lucas Tristão; as polícias Civil e Militar ganham status de Secretaria de Estado e terão como titulares, respectivamente, o delegado Marcus Vinícius Braga e o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda; já a Secretaria de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuarão sob o comando do coronel Roberto Robadey Jr.. Além destes, também foram confirmados os nomes dos futuros Controlador-Geral do Estado, que será o delegado da Polícia Federal Bernardo Cunha Barbosa, e do Procurador-Geral do Estado, o advogado e atual integrante dos quadros da PGE Marcelo Lopes da Silva.

Na nova estrutura, a Secretaria de Governança terá como principal finalidade assistir o Governador na coordenação institucional e administrativa, nos atos de gestão do Poder Executivo e nas relações com a sociedade, agremiações políticas e demais poderes, além de planejamento, gestão e inovação institucional do futuro governo. O secretário da pasta assume ainda a função de fazer a gestão de alto desempenho dos Planos, Programas e Projetos de Governo, integrados e orientados para resultados para o cidadão, com inovação, transparência e inclusão, além da valorização dos servidores.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda deverá promover a busca de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda por meio dos seguintes eixos: empreendedorismo; qualificação e requalificação, incluindo o primeiro emprego. A secretaria atuará também no desenvolvimento econômico sustentável e na melhoria dos ambientes de negócios, no fortalecimento das cadeias produtivas, nas parcerias com investidores e na redução da burocracia estatal.

Cabe informar ainda que, no novo desenho, as operações Lei Seca e Rio Presente passarão para a gestão da Secretaria de Polícia Militar. Já a operação Barreira Fiscal ficará a cargo da Secretaria de Fazenda, cujo secretário ainda será anunciado. E Procon e Detran ficarão dentro da estrutura da futura Secretaria de Governança.

Com o anúncio desta terça-feira, são 11 os novos titulares de órgãos do futuro Governo. O governador eleito Wilson Witzel já havia divulgado os nomes dos secretários de Governo (Gutemberg de Paula Fonseca), de Turismo (Otavio Leite), do diretor-presidente do Rio Previdência (Sérgio Aureliano) e do diretor do Procon (Cássio Coelho).

SECRETARIAS

– Secretaria de Estado de Governança
José José Luís Cardoso Zamith: 46 anos, é consultor de empresas, mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em gestão pelo TRIUM Global EMBA – curso oferecido pela New York University, HEC e London School of Economics. Foi da Marinha de 1990 a 2007 e é capitão de Corveta e fuzileiro naval da Reserva.

– Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda
Lucas Tristão: 31 anos, é advogado tributarista, especialista em recuperação de empresas e administração de passivo fiscal. Se formou na Universidade de Vila Velha, onde foi aluno do então professor Wilson Witzel, e atuou como advogado em toda a Região Sudeste.

– Secretaria de Estado da Polícia Civil
Marcus Vinícius Braga: 47 anos, é atualmente diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE). Ingressou na Polícia Civil como inspetor em 2002 e é delegado no Rio de Janeiro desde 2003. Já teve passagens por delegacias distritais e especializadas, como a Coordenadoria de Operações Especiais (CORE) e as delegacias de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), de Combate às Drogas e de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).

– Secretaria de Estado da Polícia Militar
Rogério Figueiredo de Lacerda: 48 anos, é coronel da Polícia Militar e atualmente ocupa o cargo de coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Ele tem especializações em Comunicação Social, Educação Física, além de MBA em Gestão de Segurança Pública.

– Secretaria de Estado da Defesa Civil – Corpo de Bombeiros
Roberto Robadey Jr.: 49 anos, é coronel do Corpo de Bombeiros, bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem pós-graduação em Defesa Civil e especialização em Combate a Incêndio Florestal. Durante sua trajetória profissional, ajudou a implantar e coordenar Defesas Civis Municipais em cidades como Cordeiro, Cantagalo e Macuco. É atual comandante geral do Corpo de Bombeiros e secretário da Defesa Civil.

– Controladoria Geral do Estado
Bernardo Cunha Barbosa: 45 anos, é delegado da Polícia Federal e atuou na condução de investigacoes de desvios de recursos públicos no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Tem graduação em Ciências Navais, pela Escola Naval, e em Direito, pela UERJ. É especialista em Criminologia pelo Instituto Superior do Ministério Público-RJ e atualmente cursa pós-graduação em Direito Tributário na Fundação Getúlio Vargas. É professor da Escola Nacional de Delegados da Polícia Federal.

– Procuradoria-Geral do Estado
Marcelo Lopes da Silva: 50 anos, é procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 1998 e já foi promotor de Justiça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo