Notícias de MaricáReligião

Maricá: Lavagem das escadarias da Igreja Matriz chega à 20ª edição

A vigésima edição da lavagem das escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no centro de Maricá, teve a participação de aproximadamente 200 pessoas no último sábado (12/01). Entre os grupos que participaram, estavam desde a Associação de Capoeira Raiz Brasil, de São Gonçalo (pela primeira vez) e o já veterano Filhos de Kikongo. O evento, que consta do calendário oficial do município desde 2005, foi organizado pela Fonte para Orientação Religiosa de Matriz Africana (FORMA) e teve o apoio da Coordenadoria de Assuntos Religiosos e da Guarda Municipal.

Outro grupo, o Candomblé de Portas Abertas, distribuiu mudas de espécies nativas e também de árvores frutíferas. Como sempre ocorre, o cortejo partiu da Praça da Bandeira e seguiu até a igreja pela Avenida Nossa Senhora do Amparo. Segundo o babalorixá Jonas Liminha, um dos coordenadores da FORMA, o tema permanente da lavagem é um pedido de paz para o mundo ao som dos atabaques das religiões afro.

“Creio que estamos atingindo esse objetivo de paz pelo menos aqui em Maricá, onde não temos registro de qualquer ocorrência ligada à possível intolerância religiosa. Tenho a impressão que a lavagem foi um divisor de águas, no sentido de fomentar a inclusão social dos adeptos de matrizes africanas nesses 20 anos”, avalia Liminha, que lamentou apenas a ausência de alguns terreiros da cidade na lavagem, que é considerada a terceira maior no Brasil, ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

O babalorixá disse ainda que o próximo evento que vai reunir religiões de matriz africana em Maricá está marcado para do dia 2 de fevereiro. A 13ª edição do Presente de Iemanjá acontece na orla de Cordeirinho, na altura da Rua 90, a partir das 17 horas. A Coordenadoria de Assuntos Religiosos confirmou o apoio a este evento fornecendo tenda e um trio elétrico para o som.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo