CulturaNotícias de MaricáSão José do Imbassaí

Maricá: Lagoa das Amendoeiras, em São José, recebeu apresentação teatral

A recém-inaugurada orla da Lagoa das Amendoeiras, em São José do Imbassaí, foi palco no último domingo (20/01) da estreia da peça teatral “Ladrão que Rouba Ladrão”, da Lacraias Produções, numa iniciativa da Secretaria de Cultura.

Com direção de Ribamar Ribeiro e texto de Pablito Torres, o espetáculo teve 50 minutos de duração e conta com a atuação de quatro atores: Eliza Ribeiro, Perceu Silva, Adalmir Cardoso e Leno Lopes. Segundo o diretor, foram quatro meses de produção da peça que fala de pequenas corrupções que os personagens (Carcará, Calango, Bode e a Arara azul) tentam aplicar uns nos outros. “A construção dos personagens é feita em torno desses pequenos golpes. São questões tão fortes, como a corrupção, que pensar como podemos mudar velhos hábitos para termos uma cultura e educação melhor. E, nada melhor do que o teatro para falar disso. Como diz o texto, qualquer semelhança, é mera coincidência”, destacou Ribamar.

Sobre o novo espaço, o diretor elogiou a iniciativa da prefeitura em oferecer mais um local de lazer. “Fundamental num espaço tão bonito como esse fazer a estreia desse espetáculo. Estamos vendo a praça lotada com pessoas que querem se divertir e hoje estamos falando de um tema que leva a reflexão de todos”, ressaltou Ribamar.

Um dos atores, Perceu Silva, agradeceu a presença do público e falou da honra em atuar ao ar livre, num espaço recém revitalizado pela prefeitura. “Esse trabalho nasceu de uma forma bem bacana com entrosamento de todos da equipe. É sensacional podermos estar próximo da plateia, levando arte e cultura para todos. É motivo de alegria e orgulho”, destacou.

Já o autor do texto “Ladrão que Rouba Ladrão”, Pablito Torres, morador de Cachoeiras de Macacu, destacou a importância de trabalhar textos que façam com que todos possam refletir. “O teatro não é só entretenimento, podemos levantar questões, educar e, principalmente, refletir sobre os diversos temas e, por que não corrupção? Quis transformar a temática em cordel, por meio de um texto rimado, com as fábulas do folclore nordestino”, ressaltou o autor que se inspirou na peça de teatro francesa “A Farsa do Advogado Pathelin”, composta no fim da Idade Média, por volta de 1460, que também retrata a corrupção.

Angélica de Souza, 51 anos, e Cláudio Castro, de 55 anos, moram no bairro e adoraram a apresentação da peça. “É um tema muito bom para refletir. Adorei o espaço. Muita gente não tem a oportunidade de ir ao teatro, então porque não levar a cultura até a eles. E é isso que vimos aqui hoje”, declarou Angélica.

Terezinha Fátima Neves, de 41 anos, também moradora de São José do Imbassaí, elogiou a iniciativa de ocupar a praça com espetáculos teatrais. “Fantástica essa ideia. Tomara que tragam sempre pra cá, principalmente, peças infantis”, frisou.

Moradores de Rio das Ostras, Garolice Alvarenga, de 60 anos, e Adail Ribeiro, de 26 anos, prestigiaram a estreia da peça. “Adorei assistir ao espetáculo ao ar livre à beira da lagoa. É um começo de noite bem agradável e, nada melhor do que recebermos um bom texto como esse rodeado de famílias numa troca espetacular de energia”, conclui Garolice.

peça2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo