Notícias de Maricá

Canal da Barra de Maricá é aberto

O canal da Barra de Maricá, que liga a lagoa ao mar, foi aberto na noite deste sábado (02) em uma operação que mobilizou funcionários da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) e contou com a presença do presidente da autarquia, Renato Machado e do prefeito Fabiano Horta (PT).

Cerca de mil pessoas acompanharam a abertura em um evento que marcou o fim de semana. Segundo Renato Machado, a abertura será temporária e o canal ficará aberto durante o tempo da maré cheia e depois será fechado naturalmente.

Questionado se a abertura será provisória, o presidente da Somar, Renato Machado comentou que nesse momento a abertura será provisória e que terá duas máquinas no local para quando a própria maré fechar o canal. “Nossa vontade até é de que seja definitivo. Mas esse serviço que nós estamos fazendo aqui é provisório. Durante seis horas de maré cheia vai entrando água. Teremos duas máquinas fazendo esse serviço de abertura durante 10 dias.” Disse.

A intervenção foi autorizada pelo Inea após reunião com o prefeito Fabiano Horta na última quarta-feira (30/01). O serviço tem o objetivo de renovar as águas da lagoa, essencial para a revitalização do oxigênio e diminuição da mortandade de peixes e restauração de plantas nativas. A medida foi comemorada pelos pescadores nativos da região. “Agradecemos ao Governo do Estado, através da secretaria de Meio Ambiente e do Inea, que entenderam a necessidade emergencial da abertura do canal da Barra de Maricá para salvar nossas lagoas”, disse Renato, ressaltando que esta não é uma medida definitiva.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Infelizmente a abertura não é definitiva ,estamos vendo nossas lagoas secarem a medida que a cidade cresce com isso vem mais poluição e eu ainda leio q tem gente agradecendo a abertura de um canal que deveria ser definitivo? Esse mesmo serviço era feito no braço por pescadores a anos atrás ,hoje se precisa de liberação do Inea .Enquanto isso o meio ambiente agradece por uns dias ,haverá revitalização depois voltamos a nossa cotidiana poluição.Eu só tenho agradecimentos para o prefeito Fabiano Horta que vem desenvolvendo um mandato impecável.Ao Inea fica a dica meio ambiente é vida e não só a vida da fauna e flora mas a vida da humanidade depende de como estamos cuidando do nosso hábitat natural.

Botão Voltar ao topo