EsportesNotícias de Maricá

Guarda-vidas maratonista leva o nome da Defesa Civil de Maricá para pódios em todo o Brasil

Lotado na Defesa Civil de Maricá, o guarda-vidas e premiado maratonista Agilson Salustiano dos Santos, de 49 anos, carrega com orgulho o nome da corporação e do município para os seus pódios.

Ele, que trabalha no órgão há 17 anos e corre desde os 14, viu no ofício diário um elo de ligação com a paixão pelo atletismo. “Ser guarda-vidas me permite conciliar o esforço físico e a determinação utilizados para salvar vidas, com a vontade de correr”, contou Agilson, que é formado em Educação Física e prepara os colegas para atividades diárias.

“Com 28 anos entrei para a faculdade de Educação Física. Hoje sou formado e pós-graduado na área, podendo ajudar sempre quem está entrando na Defesa Civil, através de cursos, aulas de ginástica, alongamento e aquecimento”, destacou.

Para ele, que disputa maratonas, ultra maratonas e corridas curtas (5, 10 e 15 km), o trabalho na Defesa Civil já é um treinamento diário. “Devido às demandas do dia a dia, nem sempre eu consigo parar para treinar, mas o meu treino acaba virando o próprio trabalho”, explicou.

Dono de 132 troféus e 998 medalhas, Agilson participou de 72 corridas somente em 2018, quando conquistou 68 pódios. “Já competi em diferentes municípios do nosso estado e em outros fora também, como São Paulo e Santa Catarina. Uma das mais marcantes foi a Maratona do Rio, que hoje abrange quase 50 mil atletas, e a Corrida de revezamento BR, porque quando eu estava correndo, o meu filho estava nascendo, no ano de 2002”, lembrou.

Tendo realizado, até 2018, um total de 25 maratonas, o atleta deixou um recado para quem deseja acabar com o sedentarismo. “Todos são capazes, basta colocar no subconsciente que é necessário sair do sofá”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo