Notícias de Maricá

Maricá: Estação de Tratamento de Esgoto começa a ser construída no Hospital Che Guevara

Após a conclusão da parte física dos blocos, as obras da área externa do futuro Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, continuam em ritmo forte. A autarquia Serviços e Obras de Maricá (Somar) iniciou a construção na lateral da unidade de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para 250 m³, o suficiente para atender a demanda do hospital. A estrutura tem aproximadamente 19 metros de extensão, 8 metros de comprimento e 6,50 metros de profundidade. O prazo para sua conclusão é de 60 dias.

“A construção da ETE no Hospital Che Guevara é mais uma etapa do processo de implantação dessa unidade, como foi a construção da Casa de Força e demais equipamentos auxiliares. Isso mostra que trabalhamos com um cronograma que está sendo cumprido. A ETE é fundamental para a sustentabilidade do projeto e temos certeza que tornará a operação no Che ainda mais eficiente e dinâmica dentro das exigências de um hospital de urgência e emergência desse porte”, declarou a secretaria de Saúde, Simone Costa.

Além da ETE, os muros de contenção já começaram a ser erguidos na lateral no terreno, e na área dos fundos serão colocadas cercas de proteção. Terminada a obra da ETE, a equipe dará continuidade às intervenções que faltam concluir na parte externa, como a instalação de cabos de energia elétrica. Já internamente, estão sendo testados os equipamentos de ar condicionado e a tubulação de gases medicinais.

O hospital é formado por três blocos, onde no A estão localizados os consultórios médicos e a recepção; no B estão o centro cirúrgico e as UTIs, e no C funcionará a área de serviços como refeitórios, vestiários, administração e salas de TI.

O investimento é realizado com recursos próprios da Prefeitura, de aproximadamente R$ 40 milhões (considerando as obras civis) e contará com 138 leitos para internação, além de duas CTIs, 19 enfermarias (com três leitos cada), distribuídas pelos três blocos, seis salas de observação para adultos e mais três alas de observação para pediatria.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Alô população de Maricá.Não confunda,tratamento de esgoto (deposito) só para atender o che.Com isso a população fica a mercê de especulações.Se o che vai sobreviver num município sem nenhuma infraestrutura.
    LASTIMÁVEL como criam um projeto de grande porte num município sem nenhuma infraestrutura é pior, pronto fica se deteriorando a espera de infraestrutura.
    MUITO TRISTE COMO É TRATADO O DINHEIRO PÚBLICO.

Botão Voltar ao topo