Notícias de Maricá

IBGE: Teste de coleta do Censo 2020 começa em Maricá

Agentes de pesquisa do IBGE deram início nesta segunda-feira (11) à segunda fase da prova piloto do Censo Demográfico 2020, que vai visitar cerca de 5 mil domicílios em áreas urbanas e rurais de 53 municípios distribuídos, entre eles, Maricá, em 14 estados do país.

Nessa etapa, que vai até 5 de abril, serão testados os fluxos de trabalho dos recenseadores e novas tecnologias de coleta de dados. Em fevereiro, o IBGE realizou a Pesquisa do Entorno, que levantou a infraestrutura urbana dos municípios, para facilitar o trajeto e a logística dessa operação.

Durante as visitas, serão aplicados questionários para avaliar o tempo de resposta e a compreensão do informante sobre às perguntas, como ressalta o gerente técnico do Censo Demográfico, Luciano Tavares. “É importante validar as perguntas na prática porque, em muitas situações, a resposta que esperamos obter é diferente”.

O IBGE também vai testar outras formas de abordagem, como a entrevista por telefone e o autopreenchimento pela internet. “Embora a entrevista presencial seja prioridade, nem sempre ela é possível. Por isso vamos experimentar um modelo confiável de preenchimento online, tendo como suporte a central de atendimento, pela qual o informante também poderá responder ao questionário”, explica Tavares.

Outra finalidade do teste é capacitar a própria rede de coleta das unidades estaduais do IBGE, mediante avaliação dos dispositivos de coleta e dos programas de capacitação. Nesta operação, mais de 200 profissionais entre agentes de pesquisa, supervisores e coordenadores estarão envolvidos nas visitas.

ibge

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo