Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura irá criar Parque Tecnológico em Ubatiba

A Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) assinaram nesta quinta-feira (04/07) o contrato com a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (PQTEC). O documento assinado na sede da Codemar visa trazer a expertise do empreendimento de São Paulo no desenvolvimento do Parque Tecnológico de Maricá.

Com um ambiente propício para promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, o Parque Tecnológico ficará localizado em Ubatiba. Empresas de base tecnológicas; instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento; incubadoras de negócio; centros de pesquisa e laboratórios compartilhados são alguns dos segmentos que estarão inseridos no parque.

O presidente da Codemar, José Orlando Dias, explicou que o contrato com o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PQTEC) tem duração de três anos, sendo que nos seis primeiros meses serão feitos ajustes necessários para a implementação do modelo.

“Vamos elaborar o projeto da sede, depois de seis meses começa a construção deste espaço, as liberações dos ambientes estão sendo seladas com os laboratórios, com os espaços para as empresas se instalarem, as questões dos projetos de urbanismo e todo o modelo de gestão do parque”, explicou.

A Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos é uma organização social de direito privado e sem fins lucrativos. Foi instituída em 2006 e foi a primeira a ser credenciada pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos em 2010. Desde sua criação até dezembro de 2018, o parque já reuniu investimentos que somam R$ 2,7 bilhões.

“O de São José dos Campos é o maior Parque Tecnológico do país e o único que tem de fato uma integração do setor produtivo, industrial com o desenvolvimento do município em São José dos Campos. Eles são o maior gerador de imposto para o município e o maior gerador de empregos”, disse Thiago de Paula.

“Estou muito satisfeito de estabelecer essa parceria com Maricá. Isso aqui é uma região de grande potencial para o desenvolvimento dessas ideias de criação de novas empresas, start-ups e o estímulo ao empreendedorismo tecnológico que pode dar grandes contribuições ao desenvolvimento econômico das regiões”, declarou o diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marcos Antônio Raup.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo