Notícias de Maricá

Maricá: Urbanização chega a novo trecho da orla de Itaipuaçu

A urbanização da orla de Itaipuaçu passa por uma nova etapa nesta semana. O trabalho se concentra no entorno da Avenida Zumbi dos Palmares e operários preparam o piso aplicando a chamada manta geo-têxtil, que deixa mais rígida a base do solo arenoso do local. Além disso, o trecho começa também a receber mais peças das ‘estacas-prancha’, que compõem o novo calçadão e servem de contenção para as ondas em caso de ressaca.

Moradores e comerciantes observavam a movimentação no local com bastante satisfação. “Foram 40 anos esperando por estas melhorias aqui”, revelou o aposentado Tony Mourão, de 63 anos, projetando que tudo vai ficar mais fácil por ali. “Será melhor para estacionar os carros e circular pela área. Hoje já está com uma nova cara”, atestou ele, que conversava com o comerciante Vanderlei Giangiarulo, de 60 anos.

“O bairro todo mudou e melhorou bastante. Nossa expectativa é que o movimento de clientes melhore também”, acredita. O também comerciante Antônio Rabelo vê a obra como uma nova etapa para a região. “Está ficando lindo, e espero também um bom movimento aqui no bar”, avaliou ele, que também tem 60 anos.

No trecho da orla próximo à esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), já é possível ver palmeiras enfeitando o calçadão, além dos postes para as novas luminárias que serão instaladas nas próximas semanas. A parte da via mais próxima à restinga de Maricá já recebeu a segunda camada de asfalto, que indica que a obra entra em sua fase final.

No total, são quase R$ 140 milhões em investimentos para urbanização de toda a orla de Itaipuaçu, que conta com oito quilômetros de extensão na Avenida Litorânea, mais oito quilômetros na Rua 37, além de 153 ruas transversais, com cerca de 150 metros cada uma. A via principal terá cerca de 8 metros de largura, sendo o calçadão com 4,5 metros e uma ciclovia (esta com 2,30 metros de largura), além da iluminação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo