Notícias de Maricá

Maricá: Inscrições abertas para o “Programa de Residência em Saúde da Família”

Estão abertas, até o dia 21/02, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Em parceria com a Universidade Santa Úrsula (USU), do Rio, a Secretaria de Saúde de Maricá oferece 28 vagas com bolsa-auxílio no valor de R$ 3.330.

Deste total, 19 vagas são de ampla concorrência e nove são destinadas a pessoas com deficiência, negros e índios. As oportunidades são para os cursos de Biomedicina (2), Ciências Biológicas (1), Educação Física (4), Enfermagem (8), Farmácia (2), Fisioterapia (2), Nutrição (3), Odontologia (2), Psicologia (2) e Serviço Social (2).

As inscrições devem ser feitas no site da universidade. Depois do preenchimento do cadastro, é necessário gerar e imprimir um boleto no valor de R$ 330. O prazo para solicitar a isenção termina nesta sexta-feira (14/02), utilizando o requerimento presente no edital de inscrição.

Segundo a secretária de Saúde, Simone Costa, o programa “Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade”, autorizado pelo Ministério da Educação, é uma “grande conquista para o município” e se soma ao Passaporte Universitário, benefício gratuito concedido pela Prefeitura aos que desejam ingressar em uma universidade. Atualmente 4 mil bolsistas estão cursando as carreiras que elegeram graças ao programa municipal.

“Vamos formar aqui especialistas que temos dificuldades de encontrar em todo o Brasil como neuropediatras, cirurgiões com especialidades de cabeça e pescoço e endocrinologistas. Com isso, não vamos depender de médicos que vêm de outras cidades e muitas vezes não permanecem no município. Então, vamos formar pessoas que trabalharão aqui”, celebrou a secretária.

O exame está marcado para o dia 29/02, na sede da USU, que fica na Rua Fernando Ferrari, número 75 (continuação da Rua Pinheiro Machado), em Botafogo. Serão 30 questões objetivas com cada uma valendo três pontos, podendo o candidato alcançar 90 pontos. Já a avaliação discursiva terá duas questões valendo cinco pontos cada. A pontuação máxima da prova pode chegar a 10.

Os aprovados na seleção serão convocados para realizarem suas matrículas entre os dias 9 e 20 de março, das 18h às 11h e das 13h às 18h. Os candidatos devem apresentar toda a documentação listava no edital do processo seletivo. Veja o edital aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo