ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Prefeitura entrega nova ponte da antiga Rua 83

A nova ponte da Rua Douglas Marques Rienti (antiga Rua 83), no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, foi entregue aos veículos na tarde desta quinta-feira (20/02). A peça viária sobre o Canal da Costa, com 10 metros de largura e 37 de extensão, foi construída em pouco mais de três meses e tem duas faixas de rolamento, o que permite a circulação em dois sentidos simultaneamente.

Homens e máquinas da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) aplicaram a pavimentação ainda na noite de quarta-feira (19) e deram os retoques finais na manhã seguinte. No ato de entrega, o prefeito Fabiano Horta ressaltou que a topografia local, cortada por um extenso canal que separa a parte da orla do restante do bairro, cria a necessidade dessas constantes ligações viárias.

“Esta era mais uma realização coletiva, o que inclui também os trabalhadores que deram sua contribuição através do suor e do conhecimento. Nós estamos naturalizando essas grandes ações e isso estabelece uma revolução na cidade”, disse o prefeito, que apontou Itaipuaçu como um pólo de desenvolvimento do município. “É o bairro nosso que mais cresce e que ocupa um protagonismo inédito. Hoje a orla de Itaipuaçu é o lugar mais belo que temos, um símbolo do crescimento”, sentenciou.

O presidente da Somar, Renato Machado, antecipou que o bairro deve ganhar outras cinco pontes como esta ainda este ano: Nas ruas 53, 116 e na Estrada dos Cajueiros, as peças já estão em construção, enquanto nas ruas 70 e 128 a intervenção está prevista para começar em março. Além dessas travessias, Itaipuaçu também está recebendo intervenções da Prefeitura na construção da nova orla, na duplicação da Estrada dos Cajueiros e na sede da Prefeitura. “Quem vier à cidade e em especial ao bairro neste carnaval vai poder ver de perto as transformações”, disse.

Logo após a abertura, o primeiro motorista a cruzar a nova ponte foi comerciante Epson Tavares, de 44 anos, nascido e criado no Jardim Atlântico, que fez questão de parabenizar o prefeito pela obra. “Antes a gente só tinha a ponte com uma única pista e agora temos uma pista dupla, estava precisando mesmo. Isso é o direito de ir e vir garantido”, ressaltou o morador.

O casal formado pelo dentista Paulo Lucchini, de 63 anos, e pela dona de casa Ivete Melo, de 60, fez questão de ir pela manhã no local para acompanhar a movimentação e também agradecer pela nova ponte.

“Não vai ser mais preciso dar uma volta grande para chegar à praia”, lembrou Ivete, enquanto seu marido lembrou de outro aspecto importante. “Este é um acesso primordial para quem precisa chegar ao posto de saúde, à escola ou buscar um transporte para outros bairros. Creio que vai facilitar a vida de todos”, afirmou Paulo.

Já no clima do Carnaval, um grupo de professoras da EM Marquês de Maricá cruzou a ponte fantasiado e parou para tirar fotos sobre a nova ponte. Segundo elas, a peça vai ajudar até no ensino dos alunos. “Para nós, a praia é um lugar pedagógico e nem sempre dava para trazer as criações, principalmente as menores, porque a ponte ficou precária durante anos. É bom saber que teremos mais segurança”, observou Rafaela Paiva, de 28 anos, enquanto a colega Dilma Vital contou que teve e viu muita dificuldade de acesso nos 15 anos em que atua na unidade. “Os professores que vinham de fora do bairro e da cidade eram os que mais sofriam e creio que agora vai ficar bem mais fácil, bem melhor”, acredita.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo