Notícias de MaricáSaúde

Maricá (RJ) NÃO tem caso confirmado de Coronavírus

Não há caso confirmado de pacientes com Coronavírus em Maricá (RJ) até a noite desta segunda-feira (16). O último caso suspeito foi descartado na última contraprova realizada. Evite compartilhar ‘fake news’ e fique bem informado para evitar pânico. Mesmo sem casos confirmados, Maricá segue com medidas preventivas, como a suspensão das aulas nas escolas municipais e redução do horário de funcionamento de órgãos de atendimento da prefeitura.

Confira as medidas decididas nesta segunda-feira (16/03):
1.Para a segurança alimentar dos alunos da rede municipal de ensino, os beneficiários do programa de Renda Básica de Cidadania (RBC) receberão uma antecipação do abono natalino, devido à suspensão das aulas na rede municipal, durante a qual não haverá oferta de merenda.
2.A campanha de vacinação contra o vírus influenza (H1N1), prevista para maio, será antecipada e começará já na semana que vem: os profissionais de saúde serão imunizados nas unidades em que trabalham, enquanto os idosos receberão visitas em suas casas, previamente agendadas, das equipes da Secretaria de Saúde, que farão a vacinação.

3.O horário de expediente na sede da Prefeitura será alterado, começando às 10h e encerrando às 18h. O objetivo é diluir o movimento nos ônibus que circulam na cidade, reduzindo assim a propagação do vírus.

4. Servidores públicos que têm mais de 60 anos ou são portadores de doenças que reduzem a imunidade trabalharão em casa ou, caso não seja possível, ficarão em quarentena domiciliar. Todas as repartições públicas funcionarão em esquema de revezamento semanal de pessoal, por prazo indeterminado.

5.O atendimento aos aprovados no último concurso da Educação, que aconteceria a partir da próxima quinta-feira (19/03), foi adiado – uma nova data para a convocação será marcada.

6.Os ônibus tarifa zero (vermelhinhos) circularão com janelas abertas e ar-condicionado desligado, e os veículos terão a higienização reforçada. Equipes de agentes de saúde e de representantes dos Comitês de Defesa dos Bairros (CDB) foram treinadas e devem começar nesta terça-feira (17/03) uma campanha de esclarecimento dos passageiros dentro dos veículos.

7.Está suspensa a autorização para entrada de ônibus de excursão na cidade.

8.Prédios públicos terão contenção de entrada de pessoas e restrição de serviços, sempre visando evitar a aglomeração de pessoas. A prefeitura orienta a população anão procurar os postos do Serviços Integrados Municipal (SIM) – o atendimento será concentrado no portal do SIM (www.sim.marica.rj.gov.br) , que já está no ar.

9.Quaisquer serviços de saúde bucal que não sejam de urgência ou de emergência serão suspensos, para evitar justamente as aglomerações, que aumentam o risco de contágio pelo coronavírus.

10. É importante ressaltar que as unidades de saúde só devem ser procuradas nos casos de real necessidade, com sintomas como febre, tosse e principalmente dificuldade para respirar.

11. O Hospital Municipal Conde Modesto Leal, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Unidade de Emergência Santa Rita já sofreram adaptações para receber os casos suspeitos de contaminação pelo Covid-19, incluindo a separação de áreas específicas para atendimento e a capacitação dos profissionais de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo