domingo, 9 agosto, 2020
22.5 C
Maricá

Estado do Rio deve ter 10 vezes mais casos de coronavírus, admite secretário de saúde

O secretário estadual de Sáude, Edmar Santos, admitiu, durante uma entrevista nesta sexta-feira (3) que o número de casos de coronavírus no estado pode ser dez vezes maior do que os 992 confirmados oficialmente pela pasta.

Os casos subnotificados seriam, segundo ele, de 60% ou 70% deles de pessoas assintomáticas. Com isso, o estado teria pouco menos de 10 mil pessoas infectadas pela doença.

No Rio, apenas casos graves têm sido testados. Esse número de casos não confirmados, disse ele, é comum em outros países, mas a subnotificação deve diminuir na semana que vem com o início da testagem em massa.

“Provavelmente deve ter dez vezes mais casos do que a gente está vendo, 60% ou 70% de pessoas assintomáticas”, disse. A subnotificação, avalia Edmar, não estaria ocorrendo para os casos de óbitos. “Mortos e casos graves a gente tem monitorado de perto”.

Questionado sobre quando a curva de crescimento da doença deve estagnar, ele estimou duas semanas.

“Daqui para 15 dias a gente deve ter a horizontalização da curva. Isso só é possível com isolamento social, lembrando que a capital é onde tem 80% dos casos e só fez o isolamento há uma semana. Precisamos de 15 dias (de isolamento) para ver o achatamento da curva”.

Com a testagem em massa e mais de 50 casos a serem confirmados, o secretário admite que o número pode crescer na próxima semana. Ainda assim, ele aposta que a curva vai parar de crescer.


Matéria: Edimilson Ávila e Mariana Gross, RJ1 – Tv Globo

78,622FansLike
27,269FollowersFollow
2,726FollowersFollow
984SubscribersSubscribe