OMS diz que cloroquina pode causar efeitos colaterais e não tem eficácia comprovada
O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, disse nesta quarta-feira (20) que a cloroquina e a hidroxicloroquina podem causar efeitos colaterais e que não têm eficácia comprovada no tratamento da Covid-19.
“Todas as nações, particularmente aquelas com autoridades reguladoras, estão em posição de aconselhar seus cidadãos sobre o uso de qualquer droga. Entretanto, sobre a hidroxicloroquina e a cloroquina, que já são licenciadas para muitas doenças, eu diria que, até esse estágio, nem a cloroquina nem a hidroxicloroquina têm sido efetivas no tratamento da Covid-19 ou nas profilaxias contra a infecção pela doença. Na verdade, é o oposto”, disse Ryan.
“Muitos avisos foram emitidos por muitas autoridades sobre os efeitos colaterais potenciais das drogas. E muitos países limitaram o uso dela para ensaios clínicos, sob supervisão de médicos em hospitais — especificamente para a Covid-19, por causa de um número de efeitos colaterais potenciais que ocorreram e podem ocorrer. Dito isso, novamente, cabe a cada autoridade nacional avaliar as evidências a favor e contra essa droga”, completou.
Confira as últimas matérias:
- Advogados de Maricá ganham novo ponto de apoio na delegacia
- Em Portugal, Quaquá reafirma política de tolerância zero com criminalidade
- II Festival de Blues, Rock e Jazz em Maricá tem shows adiados por causa do mau tempo; saiba mais!
- Maricá: 18 mil eleitores podem ir às ruas neste domingo (06); entenda!
- RJ-106: Chuva leva asfalto e reabre crateras em Maricá