NiteróiNotícias de Niterói

Covid-19: Cadastramento de voluntários para testar vacina em Niterói começa na semana que vem

Profissionais da saúde de dois hospitais municipais de Niterói poderão se cadastrar como voluntários para testar uma vacina candidata contra a Covid-19 a partir da semana que vem. A prefeitura acertou uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan, de São Paulo, para pesquisa e ensaio clínico do imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, que já é testado na capital paulista.

Os interessados poderão se cadastrar pelo site do Instituto Butantan, da Fiocruz ou da Secretaria de Saúde de Niterói ou por um telefone que ainda será divulgado. Os testados serão profissionais do Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) e da Policlínica Sérgio Arouca. Todos passarão por entrevistas e avaliações médicas e, caso concordem com os termos do estudo, receberão duas doses da vacina, com 14 dias de intervalo entre elas. Os voluntários serão monitorados durante um ano para a análise sobre a eficácia da vacina e sobre a existência ou não de possíveis reações adversas. Entre 500 e 900 participantes serão recrutados pela Secretaria municipal de Saúde.


“Outras cidades do Brasil também estão envolvidas no estudo. A prioridade é aplicar em profissionais de saúde, que estão sendo mais expostos. Para as pessoas voluntárias que têm interesse em participar do estudo, vai haver um link, nas páginas do Instituto Butantan, da Fiocruz e da Secretaria de Saúde de Niterói, para que possam se inscrever. Também será disponibilizado, a partir da semana que vem, um telefone. Eles serão convidados a irem ao centro de pesquisa, serão avaliados pela equipe médica e de enfermagem e farão uma série de exames. Consentindo e aceitando participar do estudo, serão feitas duas doses vacina: uma no primeiro dia, e outra, 14 dias depois. Todos serão acompanhados com exames regulares pelo período de um ano. No fim deste período teremos a avaliação se a vacina de fato funciona, como a gente prevê que ela possa funcionar, pelos resultados apresentados nas fases anteriores”, afirmou André Siqueira, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, em nota divulgada pela Prefeitura de Niterói.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo