Notícias de Niterói

Niterói autoriza aulas presenciais nas escolas de ensino médio

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta quinta-feira (17), que a partir da próxima segunda-feira (21), as escolas de ensino médio poderão retomar suas atividades presenciais. As escolas que decidirem voltar terão que manter a opção de educação à distância.

A cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro implantará um projeto piloto para avaliar a retomada definitiva de todas as unidades de ensino do município.

Segundo Rodrigo Neves, as escolas públicas e particulares de ensino médio, ou seja, com alunos de 1º, 2º e 3º ano, poderão escolher se vão retomar suas atividades presenciais já na próxima segunda-feira.

“Existem vários estudos indicando a necessidade de se desenvolver um modelo híbrido de educação, capaz de manter a opção do ensino à distância e do ensino presencial”, disse Neves.

As unidades que decidirem reabrir deverão cumprir um protocolo estabelecido pela prefeitura e serão fiscalizadas por isso.


“Nós definimos fazer a implantação de um projeto piloto com o ensino médio. A partir de segunda feira (21) vai haver a autorização da retomada das aulas presenciais do ensino médio de Niterói desde que um conjunto de protocolos seja rigorosamente cumprido”, disse o prefeito.

Ainda de acordo com Rodrigo Neves, as atividades de ensino médio só serão autorizadas quando a cidade atingir o amarelo nível 1, a penúltima fase do sistema de classificação por cores para determinar o nível de gravidade de contaminação do novo coronavírus na cidade. Atualmente, a cidade está no estágio amarelo nível 2.

Já as escolas de ensino infantil, com crianças de até 6 anos, só devem retomar suas atividades em 2021, segundo o prefeito.

Regras para a retomada

A regulação das escolas de ensino médio é uma responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas a prefeitura de Niterói garantiu que o projeto piloto será iniciado já na próxima segunda-feira (21).

As escolas de ensino médio que decidirem reabrir normalmente deverão cumprir as seguintes medidas:

1- As escolas terão de manter a opção de educação à distância para as famílias 2- 2- que fizerem a opção de não enviar seus adolescentes para a escola;
3- Distanciamento de pelo menos 1,5m entre as cadeiras dos alunos;
4- Uso de máscaras para todos os profissionais e alunos do ambiente escolar;
5- Renovação dessas máscaras a cada 2 horas;
6- Disponibilização de álcool em gel 70% em cada unidade;
7- Presença de agentes de desaglomeração no ambiente escolar;
8- Manter janelas e portas abertas;
9- Liberação de professores e funcionários com mais de 60 anos ou alguma doença respiratória.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo