Em Maricá, aulas presenciais podem retornar em fevereiro
Suspensas desde março, as aulas presenciais em Maricá devem retornar em fevereiro, de acordo com nota publicada pela Prefeitura de Maricá informando sobre a testagem dos profissionais da educação do município.
“Estamos conversando com a universidade e a tendência é fazermos o teste através da saliva, que tem a mesma eficácia e não é algo invasivo para eles. Os protocolos de distanciamento nas escolas também já foram definidos.” Comentou a Secretária de Saúde Simone Costa.
A prefeitura informou que essa testagem dos profissionais da educação fazem parte de um mapeamento virológico e que uma nova testagem deve ocorrer antes do retorno às aulas presenciais. Também haverá testes para os alunos, que deverá ocorrer por amostragem.
Aulas online
Muitos professores criticam a metodologia e a plataforma utilizada. Sem consultar os professores e os pais de alunos, a Secretaria de Educação implementou um sistema que mal funciona e é pouco utilizado. Em muitos casos, as ‘aulas’ são feitas por grupos de Whatsapp e a participação é baixíssima. A Secretaria de Educação não forneceu condições dos professores para trabalhar de forma remota e muitos tiveram que investir, com recursos próprios, em equipamentos mais potentes, como celulares e computadores.