Rio de Janeiro

Copacabana, o bairro mais conhecido do Brasil

Conheça um pouco mais sobre este lugar tão querido dos cariocas, dos brasileiros e de turistas do mundo todo.

O próprio nome do bairro já provoca imagens de beleza, areia e mar. As magníficas montanhas cobertas pela selva emergem do oceano e parecem se misturar à bela curva da Praia de Copacabana, agora um ponto de encontro mundialmente conhecido para turistas de todo o mundo. 

O bairro faz jus ao apelido “a princesinha do mar”. Copa (abreviatura de Copacabana) é um paraíso com praias deslumbrantes e ruas movimentadas onde a festa parece nunca parar. Além de ser o bairro igualitário e eclético do Rio, romance e glamour são suas marcas óbvias.

Vista da praia de Copacabana

A Praia de Copacabana se estende por mais de 5 quilômetros e acena a todos para suas águas sedutoras. Sol, mar e belos corpos são o que representam o lado prazeroso do bairro. 

Comprar apartamento em Copacabana é poder ter a chance de morar em um lugar no qual você poderá ver o magnífico Pão de Açúcar e o Morro do Leme resplandecer ao fundo da paisagem, apresentando um cenário perfeito que atrai turistas de todo o mundo. 

No que diz respeito à hospitalidade, você sempre pode esperar o que há de melhor em Copacabana com hotéis, restaurantes e bares conhecidos pelo atendimento exemplar.

Um pouco de história

Historicamente Copacabana tem muito a oferecer em comparação com outros lugares do Brasil. A região ao redor do Pão de Açúcar, conhecida como Baía de Guanabara, era uma colônia francesa sob Villegaignon em 1555.

A área em frente à baía é hoje uma academia naval. Os portugueses assumiram o poder em 1566, mudaram o nome para São Sebastião e o renomearam como Rio de Janeiro e capital do Brasil em 1763. 

A região foi o lar do primeiro assentamento protestante com a população crescendo continuamente apenas no início do século passado com o aumento de kitnet em Copacabana para alugar e para vender.

 Segundo historiadores, uma imagem do século XVII de Nossa Senhora de Copacabana foi instalada em uma capela que posteriormente foi demolida para dar lugar ao Forte de Copacabana, que foi feito para defender a área. 

No final do século XIX, Copacabana nada mais era do que uma pequena vila de pescadores coberta de areia, dunas e arbustos. Com a construção do Tunel Velho ligando a área a Botafogo e Ao Centro do Rio, Copacabana começou a crescer com a inauguração da Avenida Atlântica junto à praia. 

Desde a inauguração do Copacabana Palace Hotel em 1923, não havia como voltar atrás também no desenvolvimento do turismo, enquanto os ricos cariocas logo fizeram de Copa sua casa. 

Favelas

No entanto, a fama também trouxe consigo o desenvolvimento das favelas, que é uma grande parte da vida do Rio hoje. Na realidade, engana-se quem pensa que existe algum bairro famoso do Rio no qual não haja favelas por perto.

Em Copacabana, por exemplo, é possível encontrar as favelas do Pavão-Pavãozinho, do Cantagalo, da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos. 

Mobilidade urbana

Com três estações de metrô, o bairro está bem conectado ao resto do Rio de Janeiro. A Avenida Atlântica se conecta à praia, enquanto a Avenida Nossa Senhora de Copacabana se conecta com as outras vinte e quatro ruas que formam as três principais artérias de Copa. 

O metrô é seguro e confiável para que os turistas não tenham problemas para se locomover pela vizinhança. Os táxis também estão facilmente disponíveis. 

Se você planeja alugar um carro, seria prudente contratar um motorista para se locomover pela cidade, que é conhecida por seu trânsito caótico em certas áreas. 

Praia de Copacabana

Um dos principais motivos pelos quais os visitantes vêm a Copacabana é, sem dúvida, a praia. Belezas para se bronzear, bares, restaurantes… este é realmente um paraíso para os amantes da praia.

A beleza de tudo isso é que você pode ver pessoas de vários estilos de vida, seja passeando, fazendo exercícios, patinando ou simplesmente tomando sol o dia todo. De empresários a animadores e caçadores de diversão, a Praia de Copacabana tem espaço para todos. 

A praia se estende por quatro quilômetros na direção leste-oeste, indo do Posto Dois ao Posto Seis. Aqui vale a pena explicar que, no Rio de Janeiro, as praias possuem ao longo da sua extensão postos enumerados.

Esses postos servem como pontos de salva-vidas e têm um quilômetro de distanciamento entre eles. Alguns deles oferecem sanitários e duchas também. Diz-se que a Praia de Copacabana inicia-se no Posto 2 porque o Posto 1 está no bairro do Leme.

A vista à esquerda da praia de Copacabana é a alta montanha do Pão de  Açúcar e o Forte Duque de Caxias construído em 1779. À direita está o Forte de Copacabana, que data de 1914. Abriga o Museu Histórico do Exército.

Nas areias, os brasileiros caminham, praticam corrida e esportes como futebol de areia e vôlei. São mesmo os esportes favoritos promovidos nas arenas ao longo da Praia de Copacabana. 

Durante o verão, a Copa do Mundo Internacional de Vôlei de Praia é realizada por lá, então se você estiver na cidade em um kitnet em Copacabana, não se esqueça de assistir a um jogo. 

Nadadores e surfistas fazem parte da praia e representam o verdadeiro estilo de vida carioca. Embora os banhos de sol possam cessar à noite, a praia ganha vida à noite, com muitas das barracas ou bares de praia movimentando-se noturnamente.

Calçadão da Praia de Copacabana

A maioria dos quiosques de praia funciona 24 horas, oferecendo alguns dos mais deliciosos petiscos tradicionais da cidade como batata frita, calabresa acebolada e bolinho de bacalhau, além de caipirinhas e cervejas sempre bastante geladas. 

Este é um ótimo lugar para comprar algumas pequenas lembranças para levar para casa. A praia também oferece entretenimento. Você encontrará mágicos, tatuadores e malabaristas, todos tentando estar no seu melhor criativo.

Forte De Copacabana

A antiga Capela de Copacabana deu lugar ao Forte de Copacabana, construído em 1908. Antigo estabelecimento militar, o forte é hoje um centro cultural onde os visitantes são bem-vindos. 

A vista da praia de Copacabana do forte é simplesmente estonteante e um ótimo lugar para tirar fotos do Parque do Arpoador, Ipanema e Leblon também. 

O ponto alto da festa de Réveillon do Rio são os fogos de artifício que acontecem ao longo do Forte de Copacabana.

Hotel Copacabana Palace

Este hotel é sem dúvida o mais famoso e glamoroso do Rio desde o início dos anos 1920. As celebridades sempre encontram seu caminho para o hotel, seja para uma estadia luxuosa, uma refeição suntuosa ou para o Baile Mágico durante as celebrações do Carnaval.

De reis e rainhas a presidentes e primeiros-ministros, o Copacabana Palace Hotel recebe todo mundo de todo o mundo. O hotel vale uma visita, mesmo se você estiver com um orçamento limitado.

Desfrute de um chá da tarde à beira da piscina e mergulhe na maravilhosa arquitetura e nos belos cenários naturais do Pão de Açúcar e da Montanha do Corcovado. 

Além de uma refrescante piscina ao ar livre, o hotel também oferece uma área destinada à Praia de Copacabana que inclui serviço de praia personalizado gratuito com toalhas, guarda-sóis, espreguiçadeiras e segurança.

Para os entusiastas do fitness, o hotel possui uma academia bem equipada e um campo de tênis no último piso.

Quem não gostaria também de ter a oportunidade de se mimar no Copacabana Palace Spa, o lugar perfeito para relaxar e desfrutar de uma relaxante sauna? 

Além disso, o spa de serviço completo oferece vários tipos de tratamento holístico com ervas indígenas e terapias de hidromassagem.

E então, está esperando o quê para comprar apartamento em Copacabana e visitar o bairro mais conhecido do Brasil? Siga-nos nas redes sociais e aproveite os outros conteúdos que temos para você!

Texto: Maya Nogi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo