NiteróiNotícias de Niterói

Niterói prorroga medidas restritivas para conter avanço da Covid

Em novo decreto publicado nesta sexta-feira (2), a prefeitura de Niterói prorrogou proibições de atividades até o próximo dia 11, mas flexibilizou algumas das restrições a partir de segunda (5). A principal novidade é a liberação, na segunda, das aulas presenciais de educação infantil. Já o retorno do ensino fundamental será permitido a partir do dia 12, e os ensinos médio e superior seguem sem previsão. Também na segunda serão liberados cultos e missas, com apenas 10% de capacidade. Outra mudança é a permissão de funcionamento parcial de padarias e restaurantes, até as 20h e 21h, respectivamente, e com capacidade reduzida, a partir de quinta (8).

De resto, segue a regra, quase sem alterações, de abertura apenas das atividades essenciais, como está ocorrendo nessa semana. Algumas atividades, porém, serão mais restringidas, em especial as lojas de construção civil, que só poderão funcionar por meio do serviço de entrega, e as bancas de jornal, que serão fechadas. Em uma live nas redes sociais, na manhã desta sexta, o prefeito de Niterói Axel Grael (PDT) explicou que a expectativa é que a partir do dia 12 de abril, ou seja, ao final do novo decreto, a curva de contágio de Covid-19, atualmente em alta, seja revertida.

— Vamos voltar, no dia 12, ao plano de transição gradual para o novo normal. Temos expectativa que a gente consiga, a partir dessa data, já ter revertido essa curva de crescimento, que verificamos em Niterói — disse o prefeito na transmissão online para anunciar o decreto.

Apesar da autorização de funcionamento de creches, Axel Grael destacou que a data da reabertura específica das unidades da prefeitura ainda será anunciada. O prefeito também afirmou ter conversado com lideranças religiosas, de forma a incentivar a realização de missas online.

Ainda na live, o secretário municipal de Saúde Rodrigo Oliveira explicou que em Niterói há prevalência da variante P1 (descoberta na Amazônia), que tem atingido faixas etárias mais jovens. Em sua fala, ele alertou para o aumento da ocupação de leitos na cidade, inclusive que os leitos da rede privada chegou a 92% de ocupação, e citou dados globais de contágio por causa da nova mutação.

— Enquanto em dezembro, para cada mil casos confirmados de Coronavírus, 57 pacientes eram internados, agora em março, para cada mil casos novos, a gente interna 175 pessoas. O percentual de internação é três vezes maior, por isso não podemos brincar com o que está acontecendo —disse o secretário, que pediu “amor ao próximo” para a população e prometeu novo calendário de vacinação, na semana que vem, com previsão até 24 de abril. — Até agora Niterói está sob controle, mas não somos uma ilha.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo