Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura mantém intenção de compra de doses da vacina Sputnik V

A decisão do colegiado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciada no último dia 26/04, vetando a utilização da vacina russa Sputnik V, não esmoreceu a disposição de estados e municípios que adquiriram o imunizante em seguir tentando a aprovação.

A Prefeitura de Maricá, que adquiriu 500 mil doses do imunizante, manteve a intenção de aquisição contando que o impacto negativo criado pelo relatório da agência, tanto quanto os esclarecimentos já prestados pelo fabricante russo contribuam para que seja superado o impasse. Segundo a prefeitura de Maricá, pelo volume disponível e eficácia já comprovada, o imunizante russo representa a maior esperança de aceleração no processo de vacinação em massa em um momento em que o país alcança a triste marca de 400 mil mortos.

A Sputnik, cuja eficácia de 91,7% foi atestada em estudo científico publicado na revista The Lancet, apresentou resultados ainda melhores em pesquisa de campo real realizada junto a 3,8 milhões de russos que receberam as duas doses do imunizante. De acordo com o institutoa eficácia no campo real passou para 97,6% neste acompanhamento mais preciso.

A decisão da Anvisa, tomada por unanimidade pela diretoria da agência no dia 26 de abril, apontou uma série de pontos técnicos não informados e respondidos pelo Instituto Gamaleya. Pelo menos duas constatações da Anvisa causaram apreensão na comunidade científica sobre a segurança da vacina: a presença de impurezas e, mais grave, de adenovírus replicante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo