23.6 C
Maricá
sábado, setembro 18, 2021

Erramos: Quantidade de estacas prancha compradas se refere ao peso e não unidades

Na matéria sobre a compra das estacas prancha para conter a ressaca no litoral de Maricá por R$53 milhões, nós erramos ao informar que a quantidade de peças compradas teria sido superior a 4 milhões de peças, e que seria suficiente para instalar as estacas em mais de 2 mil quilômetros.

Na verdade, o Portal da Transparência não informa que a quantidade se refere ao peso comprado do material. No edital, presente no site da Somar, consta a informação correta, se referindo ao peso em quilogramas.

Ou seja, o total comprado pela Somar foi de 4.151 toneladas do material. Levando em consideração a medida de 12 metros por peça e o peso informado por metro – que é de 45 kg/m – a Somar teria comprado cerca de 8.730 peças, cada uma com 60cm de largura e que, segundo a prefeitura, 8.100 dessas peças já foram utilizadas para fazer uma contenção em cerca de 4.900 metros de orla. O valor gasto, no entanto, está correto: R$53 milhões.

Aos nossos leitores, pedimos desculpas pelo equívoco na quantidade mencionada na matéria anterior e destacando que a informação foi retirada do Portal da Transparência da Prefeitura de Maricá, que não especifica que o quantitativo informado é de unidade de medida de massa.

Especificações das estacas pranchas compradas pela Somar.
Anúnciosspot_img