Notícias de Maricá

Maricá entra na Campanha Nacional de Multivacinação

Secretaria de Saúde vai promover um Dia D no dia 16/10

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, durante todo o mês de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Neste período, todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para essa faixa etária estarão disponíveis nas 24 Unidades de Saúde da Família (USF) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (veja aqui a relação dos postos de saúde). O objetivo é avaliar o esquema vacinal e atualizar o cartão de vacinação.



Com a pandemia da Covid-19, a cobertura vacinal do calendário básico do Programa Nacional de Imunização (PNI) ficou abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) em todo o Brasil. A coordenadora de imunização de Maricá, Ana Claudia Chavão, reforça que a campanha é fundamental para garantir a proteção das crianças e adolescentes.



“Estamos com uma cobertura média de cerca de 75%, que é acima da média nacional, mas ainda abaixo do necessário. Por isso, é importante que os responsáveis procurem uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes”, explicou a coordenadora.



Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).



Dia D



A campanha terá o Dia “D” de Mobilização Nacional em 16 de outubro, sábado, das 8h às 17h, em todas as Unidade de Saúde da Família. A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, ressalta que a data é uma oportunidade para quem não pode comparecer a um posto nos dias úteis.



“O Dia D ajuda àqueles que não podem comparecer a um posto durante a semana. Se é o seu caso, procure um dos postos de vacinação que estarão abertos no sábado (16/10). Ajude o município a atingir a meta de vacinação e assegurar a proteção de toda a sua população”, convocou a secretária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo