EducaçãoNotícias de MaricáPassaporte Universitário

Maricá: Inscrições para o ‘Passaporte Universitário’ abrem nesta quarta-feira (29)

Inscrições abrem às 20h desta quarta-feira (29) e se encerram no dia 8 de janeiro de 2022.

A Secretaria de Educação divulgou um novo edital para 525 novas vagas para o programa ‘Passaporte Universitário’, que dá bolsas de estudo a moradores de Maricá em universidades particulares conveniadas com a Prefeitura de Maricá. As inscrições serão feitas a partir das 20h de quarta-feira (29/12) através do site: https://passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br/

O Edital foi publicado no Jornal Oficial do Município e traz as regras para as novas vagas, notícia muito aguardada pelos moradores que desejam ingressar no ensino superior e não possuem condições de arcar com as mensalidades. Do total de 1.000 vagas para o Passaporte Universitário em 2022, 570 serão destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, sendo 57 destas vagas destinadas a candidatos com deficiência. Servidores públicos municipais terão 95 vagas. Serão 525 vagas para o primeiro semestre e 475 vagas para o segundo.

Vale destacar que os alunos assinam um termo de contrapartida social, afinal, o curso é pago com recursos públicos da municipalidade, conforme prevê a Lei Nº 2.872, de 24 de junho de 2019. O bolsista do programa Passaporte Universitário deve prestar serviços em instituições públicas ou em ações comunitárias de interesse municipal, com a duração de 20 horas mensais.

O Passaporte Universitário, criado em 2019, já formou centenas de moradores e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeducacional do município, combatendo as desigualdades sociais, contribuindo para a formação dos sujeitos em todos os aspectos e na geração de emprego e renda.

Clique aqui e confira o edital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo