Notícias de Maricá

Aneel aprova reajuste e conta de luz ficará mais cara

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (15), reajustes na conta de luz para clientes do Estado do Rio de Janeiro. Em média, as contas ficarão entre 12% a 17%.

Os aumentos, como sempre, serão divididos em três faixas distintas, uma para clientes residenciais, um para consumidores de alta tensão, e um para consumidores de baixa tensão. O reajuste já entrou em vigor nesta terça.

Segundo a Aneel, há dois principais motivos para o aumento de dois dígitos da energia. O primeiro foi o aumento do custo de compra e distribuição de energia. Desde o ano passado o país vem sofrendo as consequências de uma crise hídrica, que elevou o preço da energia devido ao baixo reservatório das hidrelétricas, e a necessidade se acionar as termelétricas, que produzem uma energia mais cara e poluente com a queima de carvão.

O segundo motivo seria o furto de energia, ou “gatos”, como são chamados. De acordo com as empresas distribuidoras, cerca de 40% da energia consumida no Rio de Janeiro tem esse tipo de origem. O custo é repassado pela empresa aos outros consumidores que estão na legalidade.

Clientes da Enel terão um reajuste maior em suas contas de luz. Clientes residenciais verão um aumento de 17,14%. Consumidores de alta tensão, por sua vez, terão a conta aumentada em 15,38%. Já os clientes de baixa tensão terão um reajuste de 17,39%.

A média dos reajustes da Enel ficou em 16,86%. O reajuste da Enel veio a partir do reajuste tarifário anual, que acontece todo ano e tem como objetivo atualizar os valores segundo os índices inflacionários e repassar custos não gerenciáveis, como o aumento no custo de compra da energia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo