Notícias de MaricáSaúde

Maricá tem mais dois casos confirmados de ‘varíola dos macacos’

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais dois casos de varíola dos macacos (monkey pox) em Maricá. Agora, o município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro possui três casos confirmados. O primeiro caso foi confirmado no dia 19 de junho em um paciente morador de Maricá de 25 anos de idade.

A monkeypox, doença conhecida popularmente como varíola dos macacos, está avançando no Rio de Janeiro. O último balanço oficial aponta que já foram confirmados 16 casos, sendo dez apenas na capital, três em Maricá, e um em Niterói, cidades da Região Metropolitana. Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada fluminense, têm uma notificação cada.

A Secretaria Estadual de Saúde também investiga outros dez casos suspeitos, enquanto 23 foram descartados.

A secretaria ressalta que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, daí ter recebido o nome popular, o surto atual não tem qualquer relação com esses animais.

As principais formas de transmissão de monkeypox são por contato próximo, íntimo, com uma pessoa infectada e portadora de lesões de pele, além de objetos contaminados.

Em nota, a secretaria informou que os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pelas autoridades municipais de saúde e equipes de Vigilância.

Fonte: Agência Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo