Notícias de Maricá

Maricá pretende ampliar rede de esgoto pra 220km até 2024

Com uma rede de esgotamento sanitário bem abaixo do adequado, sendo a maioria do esgoto despejado ‘in natura’ nos rios e canais que desaguam nas lagoas de Maricá, o município, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), firmou um termo de cooperação com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), de Campinas (SP), com o objetivo de ampliar a rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade.

“Com o crescimento demográfico explosivo vivido por Maricá nos últimos quatro anos, com um território enorme e um gigantesco déficit em todo o sistema de saneamento, assumimos como desafio de nossa administração adotar uma solução de longo prazo, mesmo com todas as complexidades administrativas inerentes a esse processo “, disse o prefeito Fabiano Horta, lembrando que somente em 2021 houve a definição sobre a administração do fornecimento de água para a cidade, hoje a cargo da Águas do Rio.

A meta da atual administração é aumentar a rede de esgoto instalada dos cerca de 40 km atuais para 220 km até o fim de 2024, com projeção de atingir 1.300 km de rede em 2028. A Sanasa, agora parceira da Sanemar, atingiu a universalização do saneamento básico em Campinas, com 21 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em operação atualmente.

Além da Sanasa, um acordo de cooperação está sendo negociado com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – que recentemente concluiu a construção do sistema de esgoto no município de Praia Grande, visto como potencial modelo para Maricá, devido às semelhanças geográficas entre as duas cidades.

Presidente da Sanemar, Rita Rocha listou os projetos já em fase de licitação, entre eles a construção de 115 km de rede em São José de Imbassaí, a inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Araçatiba, recentemente construída, e outros 103 km de rede de esgoto no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu.

“Ainda pretendemos licitar outros projetos de ampliação da rede para Itaipuaçu e Ponta Negra, desenvolver um projeto piloto para o distrito de Inoã, além de ampliar nosso quadro de funcionários com o primeiro concurso público da Sanemar, que deve ser lançado em dezembro”, afirmou ela.

sistema esgotamento marica 2024

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo