25 C
Maricá
quarta-feira, dezembro 7, 2022

Maricá: Estação de tratamento de esgoto recebe especialistas da UFF

Visita técnica de engenheiros tem por objetivo fazer um diagnóstico de melhorias para o saneamento da cidade

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), realizou visita técnica de engenheiros da Universidade Federal Fluminense (UFF) nas Estações de Tratamento de Esgoto de Araçatiba, Pedreiras e Beira Rio, nos dias 23 e 25 de agosto. A ação é fruto de uma parceria entre a Sanemar e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e como objetivo identificar pontos de melhorias que permitirão a Sanemar cumprir seu compromisso de entregar um saneamento de qualidade para o município e, ao mesmo tempo, atender os parâmetros exigidos pela legislação.

Coordenadora operacional e bióloga da UFF, Karem Antunes explicou que a iniciativa faz parte do Projeto Aequor em parceria com a Codemar, que consiste na instalação de uma Base de Tecnologia Ambiental com diversos laboratórios de última geração em solo maricaense onde serão desenvolvidos métodos de baixo custo para a revitalização e saneamento ambiental, colocando o município na vanguarda da saúde ambiental. “Essas visitas técnicas continuarão a ser feitas nas estações de tratamento de esgoto em operação da cidade a fim de se levantar informações para elaboração de um diagnóstico de melhorias”, disse a coordenadora.

Para a diretora técnica operacional da Sanemar, Roberta Cardoso, esse trabalho em cooperação com a UFF permite a Sanemar avançar mais ainda em direção da meta de universalização do esgotamento sanitário de Maricá. “Essa parceria nos traz novos conhecimentos, tecnologias e ferramentas que permitem a concepção de processos para melhor performance das nossas Estações de Tratamento”, destacou Roberta.

Desde março de 2022, a Sanemar assumiu definitivamente a responsabilidade da gestão das Estações de Tratamento de Esgoto existentes em Maricá, que se encontravam fora dos padrões do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Diante desse fato e na busca de alternativas e soluções para resolver as inconsistências dos sistemas, a Sanemar vem firmando parcerias importantes, inclusive com empresas do ramo, entre elas, a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Visita técnica de engenheiros tem por objetivo fazer um diagnóstico de melhorias para o saneamento da cidade.

Acompanhe-nos no Google Notícias

Sem boatos, sem fofocas, apenas notícias relevantes para você ficar bem informado.

spot_img
spot_img
spot_img