Notícias do Brasil

Petrobras prevê nova queda no preço da gasolina

Após o preço da gasolina ter caído mais de 19,2% em menos de três meses, a Petrobras ainda vê espaço para novas reduções. A expectativa é que o presidente da estatal, Caio Paes de Andrade, e seus diretores planejem diminuir ainda mais os preços da gasolina aos distribuidores. Em relação ao preço do diesel, especialistas consideram improvável que haja novas reduções.

Seguindo os critérios técnicos de alinhamento ao preço de paridade de importação (PPI), reajustes no valor da gasolina devem continuar a serem anunciados pela estatal. Isso porque a politica de preço de combustíveis acompanha os recuos nas cotações internacionais do petróleo e de seus derivados.

O preço médio da gasolina da Petrobras estava 5%, ou R$ 0,17, acima do PPI, enquanto a o diesel estaria 2%, ou R$ 0,09, acima do preço de referência, de acordo com dados da Associação Brasileira de Importadores de Combustível (Abicom). Isso significa que, em teses, os dois combustíveis poderiam ser ajustados para baixo.

A diferença entre a expectativa de precificação entre os dois combustíveis, é que, no caso da gasolina, essa diferença positiva tem se mantido na maior parte dos dias desde a primeira quinzena de julho, enquanto o diesel tem oscilado mais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo