Notícias de Maricá

Maricá: Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara ultrapassa marca de cem cirurgias

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, celebrou mais uma conquista: em dois meses, foram realizadas 105 cirurgias no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, simbolizando o momento de transição do hospital, que se torna, progressivamente, referência em cirurgias gerais na cidade. Nesse período, foram feitos procedimentos de diversas especialidades, sendo 32 gerais, 32 urológicos, 25 ortopédicos, sete pediátricos, quatro reparadores, três vasculares e dois ginecológicos. O funcionamento do centro cirúrgico está sendo ampliado de forma gradativa e será fundamental para auxiliar na redução da fila de espera pelos procedimentos, que são marcados na Central de Regulação do município.

O centro cirúrgico possui quatro salas adaptadas para especialidades diferenciadas, procedimentos não invasivos realizados por auxílio de câmera (videolaparoscopia), além de um aparelho que permite a visualização dinâmica e em tempo real de todas as estruturas internas, reduzindo o tamanho dos cortes e permitindo movimentos mais precisos em cirurgias renais, vasculares, ortopédicas e de outras especificidades. No local, os pacientes têm à disposição 34 leitos cirúrgicos de enfermaria dedicados ao pré e ao pós-operatório, além de dez leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) de retaguarda.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, comemorou o número de procedimentos realizados na unidade, afirmando que o município segue mobilizado para reduzir a fila de espera e aumentar a quantidade de cirurgias mensais.

“Alcançar mais de 100 cirurgias feitas no hospital é um marco para a nossa cidade, mostrando que estamos empenhados em promover cada vez mais atenção à saúde da população. Nesse primeiro momento, o objetivo é reduzir a fila de espera da regulação do município, atendendo as maiores demandas e observando com atenção todo o processo das cirurgias. Progressivamente, ampliaremos o número de procedimentos, buscando zerar a fila e estar prontos para novas necessidades que venham a surgir”, ressaltou a secretária.

Glauco Pontes, diretor técnico do hospital, destacou o papel do centro cirúrgico no contexto municipal, equipado para realizar cirurgias de especialidades variadas e com perspectivas de expansão de procedimentos.

“Foram 105 cirurgias realizadas no hospital, uma conquista extremamente importante para o município, atendendo muitos pacientes que estavam na fila de espera da regulação. Nesse período, realizamos procedimentos de diversas especialidades, como urologia, ortopedia, cirurgia geral, pediatria e ginecologia. Ainda estamos em fase de adaptação e adequação do espaço, mas quando concluirmos essa etapa iremos aumentar o número de procedimentos de forma exponencial, o que marca um novo momento para a saúde de Maricá”, destacou.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo