Notícias do Brasil

Primeiro caso de Poliomielite após 33 anos é investigado no Estado do Pará

Uma criança de três anos contraiu poliomielite no Pará, informou o Departamento de Epidemiologia do estado, nesta quinta-feira (06). O vírus Sabin Like 3, que causa paralisia infantil, foi encontrado em paciente de três anos, após exame de fezes.

Diante da possibilidade de um retorno massivo da doença, a secretaria de saúde lançou um comunicado ao Sistema Único de Saúde, em sinal de alerta. Esse é primeiro caso da doença desde 1989, quando ela foi erradicada do Brasil, graças às campanhas massivas de vacinação.

O Ministério da Saúde informou, na segunda-feira, 03, que o percentual de vacinação de crianças contra a doença estava com cobertura baixa. Somente 52,3% de crianças em idade entre dois e seis meses, período indicado para receber as doses, tinham sido vacinadas em todo o território nacional.

A meta é 95%.Desde a pandemia de Covid-19, os índices de vacinação em todo Brasil têm caído. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não se vacinou e disse reiteradas vezes que a opção de tomar o imunizante é uma questão de liberdade individual.

Outro fator apontado pelos especialistas que têm contribuído para a queda na vacinação é a disseminação de fake news. Sem nenhum embasamento científico, circulam pela rede informações de que a picada poderia causar autismo.

No Brasil, a vacinação de crianças é obrigatória por lei. Pais que não vacinarem seus filhos podem ser obrigados a fazê-lo pela Justiça. Até hoje porém, a via da conscientização tem sido a mais utilizada.

Na última semana, a Organização Panamericana da Saúde solicitou ao governo brasileiro que comunicasse a população sobre a importância da vacinação contra o vírus. Mas a medida esbarrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– Receba as notícias em seu Whatsapp através do nosso grupo de notícias clicando aqui! (Lembrando que apenas os administradores podem publicar)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo