Maricá: Sanemar terá concurso público em 2023
Da redação | João Henrique – O município de Maricá deverá ter um ano de 2023 com muitas vagas através de concurso público. Como noticiado com exclusividade pelo ‘Maricá Info’, haverá concurso para a área da Educação e para a Saúde.
Ontem a prefeitura informou que haverá um concurso público para a Companhia de Saneamento de Maricá, a Sanemar. O contrato com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que será responsável pela organização do concurso, foi assinado na última quinta-feira (24/11) num evento que marcou a entrega da reforça da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçatiba e contou com a presença do prefeito Fabiano Horta.
Rita Rocha, presidente da Sanemar, destacou a importância do concurso para a Companhia. “Esse será o primeiro concurso público realizado especificamente para a Sanemar e um marco para o município, pois dará legitimidade as obras e ações realizadas em Maricá rumo a universalização do esgotamento sanitário”.
Devido ao crescimento demográfico de Maricá nos últimos anos, impulsionado principalmente pelas políticas sociais como o Renda Básica da Cidadania, Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), Passaporte Universitário e o transporte Tarifa Zero, o município tem uma defasagem de trabalhadores em diversas áreas, principalmente a saúde e educação, já que a demanda por atendimento e por matrículas aumentou exponencialmente.
Concurso Sanemar 2023
O concurso vem de encontro com a necessidade e ‘imposição’. Há uma recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro de que as autarquias e companhias municipais tenham apenas funcionários concursados, o que não acontece em Maricá. Apesar disto, as companhias e autarquias estão ‘trocando’ os trabalhadores comissionados por terceirizados.
Não foi informado, no entanto, a relação de vagas, escolaridade exigida ou remuneração.
A Sanemar terá muito trabalho para os próximos anos, já que a meta é expandir a rede de tratamento de esgoto para bairros como São José do Imbassaí e para o Jardim Atlântico em Itaipuaçu, que somam aproximadamente 220km de tubulações e construção de novas estações de tratamento de efluentes.