Notícias de Maricá

Defesa Civil de Maricá inicia operação Verão Laranja

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, iniciou no sábado (03/12) a Operação Verão Laranja, voltada para promover a segurança dos banhistas nas praias e lagoas da cidade.

Até o fim de março de 2023, os 46 quilômetros de praias, as orlas das lagoas e as cachoeiras do Espraiado terão reforço de agentes nos postos de salvamento e o apoio de veículos de suporte avançado, quadriciclos e um barco.


A operação foi iniciada nos setores A e B da orla da cidade, correspondendo aos postos do Recanto, em Itaipuaçu, e de Ponta Negra. O coordenador geral Waldeci Trindade, explicou que a orla da cidade conta ao todo com 25 postos de observação com guarda-vidas, além dos agentes que circulam nos veículos.

“Os quadriciclos ajudam demais nas ações de prevenção e também nos salvamentos, graças à agilidade. É nossa função também orientar corretamente os banhistas para minimizar os riscos”, disse ele.


Com seis quadriciclos e dois veículos de suporte avançado, a operação Verão Laranja terá um efetivo de 60 agentes por dia, mais quatro de plantão no centro de controle e outros cinco dedicados à prevenção e ao combate a incêndios em vegetação rasteira.

O grupamento do Cop 24h, de apoio para vistoria em caso de alagamento ou desastre natural na cidade, também será reforçado entre os meses de dezembro e abril.


Serão instaladas ainda três tendas de identificação de crianças, no Recanto, na Barra de Maricá (Rua 10), e na Praia de Ponta Negra, numa parceria com a Secretaria de Assistência Social.

A Defesa Civil presta atendimento 24 horas à população pelos telefones: 199, 2637-1999 ou 97000-5782 (whatsapp).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo