Maricá aprova mais de 120 alunos dos cursos preparatórios gratuitos em universidades públicas
Maricá obteve 128 aprovações de alunos que estudaram nos cursos preparatórios oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Educação e conquistaram vagas nas principais instituições públicas do país. Ao todo, 79 estudantes foram classificados na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e outros 44 foram aprovados no Instituto Federal Fluminense (IFF).
A secretária de Educação, Adriana Costa, parabenizou a equipe pedagógica pelo desempenho e agradeceu aos estudantes pela confiança na realização do projeto. “Posso afirmar que o êxito se deve ao trabalho incansável e ao empenho dos coordenadores e docentes, bem como dos alunos e seus responsáveis. Somos pioneiros nesses cursos preparatórios e é muito gratificante para nós o sucesso e a vitória de todos”, afirmou.
O coordenador dos projetos de pré-vestibular, William Campos, falou do orgulho ao ver os estudantes sendo aprovados em boas colocações ao longo dos anos. “Em 2018 tivemos 12 aprovados na Uerj; em 2019, 21 aprovados; em 2020 não tivemos por causa da pandemia. Já em 2021 foram 39; no ano seguinte tivemos 66 alunos e, em 2023, foram 79 classificados. Esse resultado é histórico e inesquecível”, disse.
Alunos aprovados
Aluna do projeto pré-UERJ, a moradora de Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Ana Beatriz da Costa, de 21 anos, foi aprovada no curso de medicina. A jovem, que sempre sonhou em ser médica, disse que sem a ajuda do curso preparatório gratuito seria difícil a sua classificação em 21º lugar. “Sempre fomos de classe baixa e os meus pais não poderiam arcar com os custos de um cursinho especializado para o vestibular de medicina, por exemplo, que costuma ser mais caro. Foram três anos de tentativa e dois deles com o pré-UERJ de Maricá.
A moradora do Rio de Janeiro disse que conheceu o projeto por meio de mensagens trocadas com outros estudantes que buscavam cursos preparatórios na internet. Ao participar do pré-vestibular, Ana Beatriz dos Santos, elogiou toda a estrutura oferecida.
“O comprometimento, a organização, a atenção dos coordenadores e dos professores é algo incrível que a gente percebe que está na mão de pessoas que sabem o que estão fazendo. Queria que todas as cidades tivessem a preocupação com a educação dessa forma. Hoje eu posso compartilhar essa alegria com de poder ser a primeira médica da família e a primeira a ingressar no ensino superior público, e eu sei que o pré-Uerj teve um papel muito grande nessa conquista. Sou muito grata a tudo”, avaliou.
Já Júlia Lopes, de 15 anos, estudante do projeto pré-IFF, conquistou o 1º lugar no curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF). A ex-aluna da Escola Municipalizada de Inoã, contou como foi a preparação para conquistar o 1º lugar.
“No início do curso eu estudava durante a semana, chegando na reta final eu estudava todos os dias. As aulas eram interessantes e possuíam uma linguagem comunicativa com os adolescentes. Estou pronta para iniciar as aulas no IFF no dia 27 de março”, destacou Júlia.
O pré-UERJ
O projeto pré-Uerj existe desde 2018 e é aberto para estudantes de todo o Rio de Janeiro. O programa é 100% gratuito, com aulas ao vivo e online, com aulas diárias, atendimento individualizado e personalizado, psicológico além de simulados.