Notícias de Maricá

Maricá: Indígenas tentam impedir obras do MARAEY

Indígenas da Aldeia Mata Verde Bonita, que fica localizada na Restinga de Maricá, tentaram impedir o prosseguimento das obras de construção do MARAEY, empreendimento turístico-residencial na localidade na manhã desta segunda-feira (17).

As obras iniciaram no dia 3 de abril e seguiam normalmente como previsto inicialmente na primeira etapa na criação de um canteiro de obras.

A Prefeitura de Maricá informou ao ‘Maricá Info’ que concedeu alvará no dia 13/07/2022, com validade de um ano, autorizando a construção de vias urbanas (arruamento) conforme projeto apresentado para a área de propriedade do grupo Maraey.

Conflitos

Desde 2013 os indígenas estabeleceram no local a Aldeia Mata Verde Bonita. Eles vieram de uma região também conflitante em Camboinhas, bairro de Niterói. Eles vieram para a restinga de Maricá a convite do então prefeito Washigton Quaquá, mas a área já pertencia à empresa IDB Brasil, que já tinha o projeto de construir o empreendimento na região.

Em agosto de 2013 os indígenas da Aldeia Mata Verde Bonita rejeitaram uma área de 687 mil metros quadrados oferecida pela Prefeitura de Maricá no bairro do Caxito. Desde então eles continuam na Restinga de Maricá e, pelo projeto do MARAEY, não está previso a presença da atual aldeia no empreendimento.

O que diz a IDB Brasil?

“A IDB Brasil respeita posições contrárias ao empreendimento e está aberta a debates, mas rebaterá sempre informações falsas, distorcidas ou contrárias à realidade.

A empresa informa que, cumprindo todos os protocolos e autorizações dos órgãos competentes, iniciou as obras de infraestrutura do empreendimento em 03 de abril de 2023.

Esta fase inicial contempla a instalação de viveiro, além de resgate e manejo de flora e fauna, seguidos da demarcação e da limpeza do viário. Não há destruição da cobertura vegetal, nem impedimento de circulação de pessoas, exceto onde estão sendo desenvolvidos as atividades de interesse público. As vias principais serão doadas ao município e servirão como importante eixo entre Itaipuaçu, Centro de Maricá e Ponta Negra, reduzindo o impacto do trânsito na rodovia RJ-106 e, também serão doadas às concessionárias dos serviços públicos as redes de infraestrutura executadas.

A IDB Brasil reforça seu respeito integral à cultura ancestral da Aldeia Tekpa Ka’aguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita), que se instalou temporariamente em área privada do empreendimento em 2013, durante o curso do licenciamento do projeto. A empresa trabalha ao lado das lideranças indígenas da Mata Verde Bonita e de representantes da Prefeitura de Maricá e da FUNAI na busca por uma área definitiva para o assentamento permanente da aldeia, mais adequada às necessidades do grupo, com solo fértil e acesso facilitado à água, como pleiteia a comissão de representantes dos indígenas.”

inicio da aldeia
*Matéria em atualização

Indigenas maraey 1

MARAEY inicia obras na Restinga de Maricá

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo