Notícias de Maricá

Em Maricá, Ministra do Turismo participa de apresentação do complexo MARAEY

Nesta quinta-feira (27.04), a cidade fluminense de Maricá foi palco de um roadshow de apresentação do complexo hoteleiro Maraey, que deve atrair cerca de 300 mil turistas por ano à região.

O complexo Maraey, fruto de mais de R$ 11 bilhões em investimentos privados, envolve quatro hotéis 5 estrelas das bandeiras Ritz-Carlton Reserve, JW Marriott e o primeiro hotel Rock in Rio Autograph Collection, além de uma área residencial de alto padrão e da instalação da primeira Ecole D’Hôtelière de Lausanne, sediada na Suíça e considerada a melhor escola de hotelaria do mundo. O empreendimento, que começou a ser construído neste mês, contará ainda com uma reserva particular de preservação do patrimônio natural.

O Maraey deve seguir o conceito de sustentabilidade em mobilidade: 55% da frota que circulará no complexo será de veículos elétricos ou híbridos. Ao todo, a expectativa é de que o empreendimento gere cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos em todas as suas etapas, desde a construção até a operação.

O projeto integra o Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, um portfólio on-line de projetos do setor turístico que indica oportunidades na área e busca promover a aproximação de empreendedores, investidores e o poder público.

Também participaram da cerimônia de apresentação do empreendimento na manhã desta quinta-feira o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral; o vice-governador do estado do Rio, Thiago Pampolha; o secretário de Estado de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca; o Secretário de Governo de Maricá, João Mauríco, e o CEO do Maraey, Emilio Izquierdo Melo, entre outras autoridades.

“Maraey é um projeto único, inovador, que será um exemplo mundial de sustentabilidade ambiental, social e econômica, em um lugar que tem um patrimônio natural belíssimo, com uma rara combinação de Mata Atlântica, restinga, lagoas e praias e um enorme potencial de desenvolvimento turístico e residencial ainda não explorado”, ressalta Emilio Izquierdo Merlo, CEO do Maraey.

O evento aconteceu pouco mais de uma semana após uma manifestação feita por indígenas da aldeia Mata Verde Bonita no canteiro de obra do empreendimento. Os indígenas ocupam, desde 2013, uma área da Restinga de Maricá dentro do terreno em que está inserido o projeto do MARAEY. Até o momento, os indígenas não sabem para onde irão, já que o projeto não prevê a permanência da aldeia no local.

O ex-prefeito e atual Deputado Federal Quaquá, defendeu que os responsáveis pelo empreendimento incluam os indígenas no projeto. “Eu sempre disse que os índios podem se integrar ao projeto turístico do resort, assim como os pescadores de Zacarias. Todo mundo tem a ganhar. O que nós não podemos admitir é que sejam proposta (sic) que os índios saiam daí. É a retirada dos índios, um projeto que acaba se tornando excludente.” Disse Quaquá através de suas redes.

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo