CulturaNotícias de Maricá

Maricá inaugura Incubadora de Cultura no Centro

A Prefeitura de Maricá inaugurou na quinta-feira (27/04) a Incubadora de Inovação Social em Cultura, no Centro, com shows da Escola de Samba Grande Rio e do Bloco Ilê Aiyê, que são parceiros do projeto. O espaço conta com sala de games, edição, digital, estúdio de gravação e local interativo para a realização de coworking, onde são realizados cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa é do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).

O prefeito Fabiano Horta destacou que a Incubadora é o fomento do mundo tecnológico e do imaginário cultural local, um espaço que reúne a indústria do cinema, do audiovisual e toda a capacidade de formação em games e na indústria do Carnaval.

“Estamos apresentando um aparelho público para a cidade de Maricá, que nasce com uma fonte de exploração formativa para que o município respire tecnologia, cultura, audiovisual, cinema e games. Esse lugar vai ser o ponto de partida de dezenas de outros lugares com a mesma natureza, pegando a potência e o saber humano de cada jovem que carrega um sonho de cada criatividade lúdica”, ressaltou Fabiano.

Carlos Senna, presidente do ICTIM, destacou que o novo espaço traz equipamento de qualidade para formação da população nas áreas de cinema, games e Carnaval. “Vamos capacitar, dar mentoria aos moradores de Maricá e às pessoas que vivem da cultura”, afirmou Senna.

Artistas elogiam estrutura dos cursos de cinema e games

O evento também contou com os atores Daniel Erthal, Rodrigo Candelot, Pitti Webo, Danilo Sacramento e Victor Frad, que conheceram a estrutura na Incubadora onde acontecem seis cursos na área de cinema (Assistente de Direção, Fotografia para cinema e vídeo, Edição para cinema e vídeo, Roteiros para obras audiovisuais, Produção de cinema e Direção de Artes) e três de games (Programação Blueprints, Montagem e composição de cenários e de Render e iluminação).

A atriz Pitty Webo ficou impressionada com a estrutura e fez questão de filmar com seu celular todo espaço audiovisual e acredita que Maricá irá colher num futuro próximo novos talentos na área cinematográfica.

“Estou maravilhada. Aqui tem uma estrutura muito profissional. Esse estúdio é muito melhor que muitos espaços onde se gravam séries e novelas. Eu quero estudar aqui, sou atriz profissional e quero estar aqui também. Esse é um ambiente perfeito para fomentar uma nova geração de artistas e não dá para mensurar a transformação que está sendo feita aqui porque vidas serão mudadas a longo prazo. Parabéns e contem com os artistas”, afirmou Pitty.

Daniel Erthal disse que cada detalhe foi pensado para garantir uma capacitação profissional de qualidade para a população.

“Estou impactado. É um espaço magnífico com uma estrutura de primeiro mundo para desenvolver diversos setores da cultura. A gente não vê esse exemplo em quase município algum”, destacou o ator. “Essa parte de criação de roteiro com essa estrutura é algo que pode ser muito bem desenvolvido e realmente trazer frutos no teor de desenvolvimento intelectual”, acrescentou.

Oficinas de Carnaval

Em parceria com a Escola de Samba Pimpolhos da Grande Rio e com o bloco Ilê Aiyê também são oferecidas 11 oficinas de capacitação para a formação dos desenvolvedores no setor carnavalesco e o aprimoramento da cultura do Carnaval em Maricá. As aulas são presenciais e proporcionarão aos desenvolvedores a oportunidade de aprimorar e adquirir maturidade em gestão, inteligência competitiva, ensinamentos sobre finanças e empreendedorismo. A Incubadora de Inovação Social de Cultura fica na Rua Álvares de Castro, nº 699, no Centro de Maricá.

Cursos oferecidos

Cinema
Assistente de Direção;
Fotografia para cinema e vídeo;
Edição para cinema e vídeo;
Roteiros para obras audiovisuais;
Produção de cinema;
Direção de artes.


Games
Programação Blueprints;
Montagem e composição de cenários;
Render e iluminação.


Carnaval – Pimpolhos da Grande Rio
Oficina de Canto e Composição;
Oficina de Percussão;
Oficina de Cavaco;
Oficina de Alegoria;
Oficina de Fantasia;
Oficina de Danças do Carnaval;
Oficina de Mestre-Sala e Porta-Bandeira;


Bloco Ilê Aiyê
Curso de Dança;
Curso de Percussão;
Curso de Cidadania;
Curso de Toques Sagrados

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo