Notícias de Maricá

Maricá: Vereadores aprovam criação de ‘ônibus rosa’ exclusivo para mulheres

De autoria do vereador Frank Costa (Avante), a Câmara Municipal de Maricá aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei 0021/2022 que cria o ônibus ‘rosa’ exclusivo para uso de mulheres.

Segundo o projeto de lei, o coletivo da Empresa Pública de Transportes, que opera as linhas municipais em tarifa zero em Maricá, deverão ser identificados com a cor rosa e dizeres “EPT Exclusivo para mulheres”. A medida visa reduzir o caso de assédio a mulheres nos coletivos, crime que tem sido registrado com frequência nos ônibus que circulam em Maricá.

Porém, o público questiona a atual superlotação em diversas linhas, poucos horários em linhas que circulam em regiões com crescimento populacional, como a precariedade da linha E07 que faz a linha Caxito via Alecrim x Centro e a própria linha E24 que passa pelo bairro de São José do Imbassaí, além, claro, dos problemas enfrentados com a precariedade dos ônibus da empresa FIEL, que operam as linhas do terceiro distrito (Inoã).

Caso aprovado em segundo turno da Câmara Municipal de Maricá, o projeto de lei será enviado para a sanção do prefeito Fabiano Horta e, caso sancionado, será implementado pela EPT. Os usuários que descumprirem a Lei e insistirem em utilizar o ônibus das mulheres, poderão ser multados. A motorista, cujo preferência será do sexo feminino, poderá pedir auxílio à Guarda Municipal ou ao PROEIS para solicitar a saída do infrator, fazendo-se cumprir a Lei.

Fique informado recebendo as notícias de Maricá, Itaipuaçu e Região em nosso grupo no Whatsapp clicando aqui! Lembrando que somente administradores podem publicar no grupo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo