EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá e Instituto Federal Fluminense (IFF) anunciam 1.760 vagas em cursos para moradores

A Prefeitura de Maricá e o Instituto Federal Fluminense (IFF) firmaram uma parceria para disponibilizar cursos técnicos gratuitos aos moradores do município através do projeto Formatec. Ao longo dos próximos três anos, serão oferecidas 1.760 vagas. O primeiro edital com 440 vagas foi anunciado no campus de Ubatiba durante as comemorações pelos 209 anos da cidade. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e visa beneficiar os cidadãos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e desejam obter qualificação para melhor inserção no mercado de trabalho.

O projeto Formatec: Maricá+Técnico será lançado em julho, com as aulas começando em agosto. Ele contemplará seis cursos nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo. Este último será desenvolvido em parceria com a Incubadora de Inovação Social em Cultura.

O Prefeito Fabiano Horta destacou a importância desses cursos para a cidade e ressaltou a parceria com o IFF como um grande impulsionador do desenvolvimento educacional em Maricá.

“Esses cursos são fundamentais para a cidade. O IFF é um grande parceiro no desenvolvimento educacional de Maricá. A parceria pública alavanca em mais seis novos cursos com mais de 1.700 vagas, que irão dialogar com turismo, edificações, logísticas, formações tecnológicas, ou seja, um mundo técnico e profissional do trabalho sendo valorizado e construído nessa parceria de uma cidade que está em processo de construção”, disse o Prefeito Fabiano Horta.

Além disso, haverá uma parceria com o Sine para disponibilizar vagas de emprego aos alunos. Todos os cursos incluirão aulas voltadas para temas como “Mulher no Mundo do Trabalho”, “Questões étnico-raciais”, “Memórias e histórias de Maricá” e “Economia Solidária”, além de projetos de inovação social relacionados a cada área. As aulas serão realizadas no campus do IFF em Ubatiba.

“Os alunos do Ensino Médio de qualquer escola situada no município poderão se inscrever e, se aprovados, fazer o contraturno técnico no campus do IFF. A Prefeitura está apostando firme na formação e qualificação dos nossos jovens e adultos”, destacou o presidente do ICTIM, Carlos Senna. “Nossa maior estratégia de permanência dos alunos no curso é apresentar possibilidades de empregabilidade em Maricá. Para isso, já estamos construindo diálogos com o Sine no município e mapeando empresas locais para garantir essa parceria”, completou.

Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, a ação conjunta trará enormes ganhos para o município. “O objetivo do convênio é fortalecer o projeto da educação profissional e tecnológica pública em Maricá por meio de uma maior diversidade de cursos ofertados e com a oportunidade de atendermos um número maior de pessoas, entre jovens e adultos”, ressalta o reitor do IFF.

Os cursos serão oferecidos em duas modalidades: concomitante e subsequente. As turmas concomitantes são destinadas a alunos matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, sendo obrigatória a apresentação de declaração de matrícula em uma escola localizada em Maricá. Já as turmas subsequentes são voltadas para aqueles que já concluíram o Ensino Médio, sendo necessária a apresentação de declaração ou certificado de conclusão. A duração dos cursos técnicos é de um ano e meio, com aulas no turno da tarde para a modalidade concomitante e no turno da noite para a modalidade subsequente.

As áreas de formação disponíveis são Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo, com vagas distribuídas igualmente entre as modalidades concomitante e subsequente. O edital com as regras do processo seletivo de ingresso dos alunos será divulgado pelo IFF em julho, e as aulas terão início em agosto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo