Notícias de Maricá

Maricá completa 209 anos nesta sexta-feira (26), com maior crescimento demográfico e sérios problemas infraestruturais

O município de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, comemora seus 209 anos de emancipação político administrativa nesta sexta-feira, 26 de maio. A cidade é a que mais cresce em termos demográficos no Estado do Rio, mas possui sérios problemas infraestruturais por não ter se preparado para esse crescimento repentino, durante a pandemia.

Maricá é conhecida não somente por suas belezas naturais, como praias, lagoas e cadeia de serras, mas também pelas suas políticas voltadas para o social implementadas nos últimos anos. A criação do programa Renda Básica da Cidadania, que dá uma espécie de ‘bolsa’ mensalmente a mais de 40 mil famílias é um dos exemplos. Além deste, outros programas como o transporte público tarifa zero nas linhas municipais e até mesmo programas temporários, como o PAT criado na pandemia, trouxeram muitos moradores de outros municípios que fixaram residência em Maricá, fazendo a cidade saltar de 127 mil habitantes para 223 mil segundo prévia do Censo do IBGE.

Esse crescimento repentino mostrou os sérios problemas infraestruturais que a cidade vive hoje. Muitas ruas foram pavimentadas nos últimos anos, mas sem esgotamento sanitário, levando ao despejamento irregular de esgoto nos canais, rios e lagoas do município. Observa-se também que a cidade não tem infraestrutura de telecomunicações adequada ao seu crescimento, já que todo evento que reúne mais de 10 mil pessoas sobrecarrega a rede de telefonia móvel.

Outro serviço essencial, classificado como infraestrutura urbana, é o serviço de distribuição de energia elétrica, de responsabilidade da Enel. Há um péssimo serviço prestado pela concessionária, que sequer conseguia atender a demanda de antes da pandemia. Com o crescimento do município, além dos milhares de novos moradores, novas empresas se instalaram e o consumo na rede aumentou, fazendo-se necessário o investimento em ampliação da rede que antes não conseguia atender aos antigos moradores.

Os problemas, sejam eles acumulados ao longo do tempo ou adquiridos pelo crescimento desordenado e não planejado, precisam ser evidenciados e nós mantemos nosso compromisso em cobrar que soluções das autoridades para solucioná-los. No ‘Maricá Info’, desde 2010, trazemos informação relevante para agregar ainda mais no dia-a-dia dos moradores e visitantes. Aqui damos voz àqueles que buscam mostrar os problemas de suas ruas e seus bairros e continuaremos com nosso trabalho imparcial, incomodando sim, mas sempre ao lado do nosso público que nos permitiu chegar até aqui.

Desejamos nossos parabéns a todos que fazem parte do crescimento desta cidade, das profissões pouco vistas como os varredores de rua, motoristas, aos vendedores, empreendedores, servidores públicos e àqueles que contribuem para o desenvolvimento da nossa amada Maricá.

Fique informado recebendo as notícias de Maricá, Itaipuaçu e Região em nosso grupo no Whatsapp clicando aqui! Lembrando que somente administradores podem publicar no grupo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo